Recentemente recebi um e-mail de um colega que adquiriu alguns CDs e um dos Livros que editei. No texto, ele solicita algumas elucidações sobre determinada dinâmica. Transcrevo nosso diálogo para que você também possa aproveitar as dicas.
Eis o e-mail:
----- Original Message -----
From: Marcos
To:
[email protected]
Sent: Tuesday, August 03, 2010 2:25 PM
Subject: Informação Dinâmica
Marise, boa tarde!
Em julho de 2008 adquiri alguns CDs e o livro Vivências para Dinâmica de grupos.
Estou desenvolvendo um treinamento com os gerentes da empresa onde trabalho, e vou aplicar uma das dinâmicas que você apresenta o no teu livro (acima mencionado), que está no capítulo 1: Vivência 8: Corpo. Quero te pedir uma orientação sobre a aplicação da dinâmica.
Pelo que li da dinâmica ela esta alinhada com o foco do treinamento que estou desenvolvendo, ou seja, vou reunir neste treinamento todos os gerentes da área administrativa da empresa e os gerentes das unidades. O que pretendo com a aplicação dessa dinâmica é evidenciar a visão que eles tem da empresa como um todo.
Minha dúvida com relação à aplicação da dinâmica é: quando dividir o grupo em 03 subgrupos, eu devo informar, separadamente, aos subgrupos que eles vão desenhar a cabeça, o tronco e os braços, e as pernas e pés que representa a empresa? E pedir para que eles conversem e decidam nos respectivos subgrupos como vão retratar a empresa, conforme a parte do corpo que cada subgrupo vai desenhar? Ou não falo nada e apenas passo a tarefa na hora que o subgrupo entrar na sala para executar a atividade?
Penso que se pedir para os subgrupos se organizarem com antecedência como irão retratar a empresa através do desenho, é uma forma de estimular o diálogo, o planejamento e a discussão em grupo para executarem a atividade. Acredito que assim fica mais próxima do objetivo que quero atingir com a aplicação desta dinâmica, ou seja, evidenciar como o grupo enxerga a empresa atualmente, reforçar a importância de mudarem suas posturas e enxergarem a empresa como um corpo organizacional, como um todo e que todos trabalham em na mesma empresa, apesar de estarem em unidades/locais diferentes.
Marise, obrigado pela atenção.
Cordialmente,
Marcos
Segue a resposta:
Perfeito!
A tua fala está tão continenti com a dinâmica contida em CORPO IDEAL, CORPO REAL de meu outro livro "Jogos e Vivências nas Empresas" (pág 106). Ao final, transcrevo-a para que a conheças melhor.
Podes dividir em 3 subgrupos - Cabeça, Tronco, Membros - ou, dependendo do número de participantes e dos objetivos, em 05 subgrupos - Cabeça, Braços, Tronco, Pernas, Coração - que fica bem interessante, pois trabalha a questão da emoção e de como as pessoas se tratam, a qualidade do relacionamento interpessoal em si.
"Devo informar, separadamente, aos subgrupos que eles vão desenhar a cabeça, o tronco e os braços, e as pernas e pés que representa a empresa?"
Sinto que é bem mais efetivo colocar as palavras em um saquinho e deixar que cada subgrupo retire "na sorte" a palavra que constitui a tarefa - E pedir para que eles conversem e decidam nos respectivos subgrupos como vão retratar a empresa, conforme a parte do corpo que cada subgrupo vai desenhar? Ou não falo nada e apenas passo a tarefa na hora que o subgrupo entrar na sala para executar a atividade? A dica que passo no livro - e que adoto - é a de deixar o grupo livre para a sua produção. Anuncio o objetivo da vivência e deixo que construam.
Caso alguém já conheça a dinâmica, pode tentar "convencer" os demais para que seja efetuado um trabalho conjunto. Caso isso acontecer, o Facilitador irá elogiar, mais tarde, a iniciativa do gestor em "vender know-how" com vistas a melhores resultados e também elogiará aos demais, por terem aceito a sugestão e não ficar "batendo cabeça" inutilmente.
Pode acontecer de ele, mesmo sabendo e passando a dica, não ser aceito e cada subgrupo, igual, ficar tentando sozinho. Isso demonstra a pouca qualidade da comunicação existente entre o time e a necessidade de aprimorar os relacionamentos e aceitação de idéias.
Em qualquer uma das situações - desenho em conjunto ou desconexo, a análise será sobre o produto final (bem melhor quando colado na parede) e pedir a eles que digam o quanto esta figura retrata ou não a realidade empresarial.
O que precisa ser melhorado.
Em que já estão fortes.
"Penso que se pedir para os subgrupos se organizarem com antecedência como irão retratar a empresa através do desenho, é uma forma de estimular o diálogo, o planejamento e a discussão em grupo para executarem a atividade."
Minha prática tem mostrado que, quando produzem assim mais "emocionalmente" fica mais rico para analisar e processar, depois, mais "logicamente". Trazem mais situações reais de seu dia a dia. O diálogo se estimula em cima do produto, fazendo com que lembrem de situações e fatos. Acredito que assim fica mais próxima do objetivo que quero atingir com a aplicação desta dinâmica, ou seja, evidenciar como o grupo enxerga a empresa atualmente, reforçar a importância de mudarem suas posturas e enxergarem a empresa como um corpo organizacional, como um todo e que todos trabalham em na mesma empresa, apesar de estarem em unidades/locais diferentes. Este é o próprio objetivo da dinâmica.
Uma das minhas experiências:
Certa vez, apliquei esta dinâmica com os gestores de uma empresa de exportação.
Acesse o link e conheça a experiência e o passo-a-passo da dinâmica mencionada.