Felicidade, Que Sensação é Essa?
(Márcia Homem de Mello)
Felicidade, que sensação é essa?
Segundo o Dicionário: Felicidade é qualidade ou estado de feliz; ventura, contentamento. Feliz é o ser ditoso, afortunado, venturoso. Contente, alegre, satisfeito. Que denota, ou em que há alegria, satisfação, contentamento.
A conquista da felicidade se faz diariamente. É um aprendizado em saber aceitar e expressar os desejos e sentimentos, na construção dos próprios projetos de vida e no esfoço para realizá-los. Expressa de alguma forma a satisfação em ter uma necessidade satisfeita, um projeto realizado.
É preciso compreender essa sensação, pois o que é motivo de felicidade para uns, pode ser de infelicidade para outros. É um sentimento que em cada instante pode ter significados diferentes. Depende de cada indivíduo. Procurar o auto conhecimento ajuda na transformação de desejos em vontade e da vontade em projeto de vida. Aprender a ser responsável pelas próprias escolhas e assumir o sofrimento dos erros e fracassos e o gosto das conquistas e vitórias. É necessário ir construindo-se enquanto indivíduo, realizando e sentindo a felicidade.
Há quem só sabe realizar a vontade dos outros, não têm suas próprias respostas, tornando-se carente e inseguro. Só conseguem agir quando tem garantia, segurança e estabilidade do resultado.
Os acomodados preferem não se arriscar e vivem uma felicidade aparente, deixando de buscar e conhecer a sensação da felicidade pela vitória. São derrotados por si mesmos, sem assumir novos papeis, conformam-se com a monotonia. Para não ter de suportar a frustração pela derrota, não compete, não tem objetivos, não sonha. Há ainda aquele que inicia sendo um faxineiro, mas decide conquistar a presidência. E se consegue alcançar a vice-presidência, já sente frustração e infelicidade, por não ter chegado ao ponto mais alto.
Os invejosos procuram destruir e menosprezar a vitória do outro, pois assim, deixam de olhar para si, e ver que lhes faltou a coragem e a força do outro. A maneira de ser de muitos, é pura representação.Vestem uma máscara, quando, na verdade, tem vontade é de jogar tudo para o alto e tentar outra forma de viver.
Se a pessoa conseguir identificar sua vocação e habilidade, buscar suas realizações conhecerá a sensação de ser feliz. Pessoas felizes chamam atenção, são admiradas, tem um brilho diferente. Mas, isso não quer dizer que enquanto é aplaudido, admirado e chama atenção, é feliz. Pode estar ai, a defesa contra uma auto avaliação. Contentar e agradar aos outros, não é a mesma coisa que agradar e contentar a si mesmo. A vocação e habilidade são individuais. Assim também a sensação de felicidade é individual.
Felicidade plena e absoluta não existe. Também não há receita, manual que possa dar garantia plena de felicidade total. A busca é por aumentar os momentos e sensação de felicidade.
Descobrindo suas necessidades e metas, como e quando alcançá-las, saber reconhecer limites, respeitando e se fazendo respeitar, sabendo diferenciar você do outro, é um começo. E nessa busca, cabe a cada pessoa criar a sua receita e escrever o seu manual, do que é a sua própria sensação de felicidade.
Resumos Relacionados
- Felicidade Ideal
- Felicidade Interior
- A Chave Da Felicidade
- Caminho Para Felicidade E Felicidade Não Tem Peso
- O Alquimista
|
|