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A atracção pela fabulosa terra das especiarias
(Dr. Adérito Tavares)

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Antes da viagem de Vasco da Gama, a exploração dos mares pelos portugueses era dominada pela caravela, navio que media 30m por 6-9m de boca e dispunham de velas triangulares.
Como contava navegar a favor do vento, Vasco da Gama adoptou na sua única caravela dois mastros com velas redondas e uma vela latina à ré, aparelho mais eficaz com ventos de feição do que o constituido apenas por velas triangulares.
As restantes embarcações eram navios mercantes, de casco largo para maior espaço de carga, quilha mais funda e velas redondas.
O desânimo apossou-se de Vasco da Gama. Todos aqueles anos de preparação pareciam ter ido por água abaixo, quan do a 8 de Novembro de 1497, passados no mar já quase 3 meses após a última paragem, avistou pela proa a costa de áfrica. Vasco da Gama pretendera contornar o continente para evitar as tempestades que fustigavam a costa sul e acabara por fundear mesmo a noroeste do Cabo da Boa Esperança.
Dez anos antes, uma expedição comamdada por Bartolomeu Dias, descobrira que no extremo sul do Atlântico so9pravam ventos de oeste, que permitiam aos navios dobrar o Cabo da Boa Esperança. Mais tarde, uma missão portuguesa de recolha de informações chegara ao Índico pelo Mar Vermelho e soubera por mercadores locais que aquele oceano não era cercado de terras, podendo ser atingido apartir do Atlântico.
Os quatro navios de panos redondos de Vasco da Gama fizeram então um desvio de 9980km para sudoeste no Atlântico  em busca dos ventos de oeste, sendo de longe , a maior viagem no alto mar registada até então.Acabaram por dar com os ventos que tanto buscavam,mas apanharam-nos cedo demais e estes impeliram-nos para a costa ocidental de África.
Assim os portugueses foram obrigados a dobrar o Cabo da Boa Esperança fustigados primeiro por ventos de proa e depois impelidos para diante por tempestades pela ré.
Entraram em mares até então "nunca dantes navegados", e atravessaram o Índico guiados por um indianode Guzarate, apresentado por Vasco da Gama, como Moleno Canaqua, corruptela do termo árabe que significa "astrónomo piloto".
Este serviu-se de ensinamentoscontidos nos escritos do Ibn Madjid, mestre de pilotagem ainda vivo na altura e cujas instruções ainda em uso no século XIX, permitiam navegar de Sofala até ao Golfo de Bengala.
As monções levaram Vasco da Gama de Melinde, no actual Quénia, até Calecut, no sudoeste da Península Indiana. Ao efectuar a viagem de retorno sem piloto e sem conhecer os violentos ventos  e chuvas das monções, Vasco da Gama escolheu a estação errada. Durante a travessia do Índico, que levou 3 meses, o escorbuto causou 30 vítimas mortais. Vasco da Gama regressou triunfalmente a Lisboa. Acabara de estabelecer uma rota comercial directa entre Portugal e a Índia que víria a proporcionar riqueza ao país.



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