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A Sociedade Feudal
(Dr. Adérito Tavares)

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Tratava-se de uma cerimónia simples. No salão nobre da mansão, um cavaleiro, acompanhado de um ou dois elementos do seu séquito, encontrava-se diante de um alto membro da nobreza do reino. Num gesto simbólico de submissão, o cavaleiro, de cabeça descoberta, desapertara o cinto e despojara-se da espada e das esporas. Ajoelhou, colocou as mãos entre as mãos do homem que se tornaria seu suserano, e em poucas palavras, rendeu o seu preito de lealdade. Em seguida, o vassalo levantou-se e beijou o seu suserano na face. O beijo foi retribuído na boca, pelo senhor.
Na Europa Medieval, o elo entre suserano e vassalo cimentou a sociedade num sistema que veio a ser chamado de "feudalismo" pelos historiadores do século XIX. Esta sociedade tem sido comparada a uma vasta pirâmide, cujo vértice era ocupado pelo rei. Em teoria, o soberano era dono de cada palmo de terra dos seus domínios. Até os maiores proprietários de terras eram vassalos do monarca; estes por seu lado, cediam parcelas das suas terras a locatários, os cavaleiros ou homens livres. Esta cedência de terras era por vezes denominada "feudo". O vassalo jurava apoiar o seu suserano e este prometia proteger a vida e os bens do seu vassalo.
O dever do cavaleiro de pelejar em prol do seu suserano era a obrigação essencial do feudalismo. Mas como a manutenção de uma força de cavaleiros era muito dispendiosa, o rei doava terras aos seus seguidores mais fiéis para os ajudar nessa empres. Com o tempo, a posse destas terras (o senhorio), assim como o Titulo de senhor, tornaram-se hereditários, e extensas áreas da Europa passaram a ser governadas por uma aristocracia terratenente.
A práctica de trocar terras por serviços era sedutoramente simples, mas a realidade adquiriu contornos muitos complexos. Os monarcas passaram a achar mais expedito e menos oneroso formar exércitos de mercenários e o serviço pessoal prestado por cavaleiros foi suplantado por pagamentos em dinheiro. Um sistema que inicialmente protegera a paz do reino passara a ter o efeito oposto, pois criara homens poderosos com exércitos próprios. Esta situação gerou uma série quase infindável de conflitos entre grandes senhores rivais.



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