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Escultura Gótica
(Eduardo Felipe S. da Fonseca)

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ESCULTURA
A escultura gótica é, sobretudo, sacra, ela exige um certo conhecimento das concepções medievais. Ela tem como função ilustrar os ensinamentos da Igreja. Segundo Vincent de Beuvais, o escultor podia representar a sua obra de várias maneiras: os animais; as plantas; as figuras simbólicas da música; a Astronomia; a Filosofia; a Geometria ou então as sete virtudes teológicas e os sete pecados mortais. Para saber o real significado de cada escultura gótica é preciso ter em mente o conceito de que cada figura pode ser interpretada de três maneiras diferentes. Por exemplo: uma haste com folhas representa uma árvore e significa que a cena se desenrola na terra; uma torre com uma porta indica uma cidade, mas se tem um anjo sobre ela, trata-se de Jerusalém celeste; um resplendor ou uma auréola significa a santidade e, se tem uma cruz no resplendor esta figura é divina, assim é possível se entender cada uma das cenas contadas nas esculturas.Uma outra característica da escultura gótica é o lugar de cada personagem. Cristo está sempre ao centro, ao passo que as outras figuras quanto mais elevadas no conjunto, melhor é a sua situação perante Cristo. A figura que está ao lado direito de Cristo tem uma honra maior do que a da esquerda, porém é preciso ter em mente o seguinte, se Cristo está de frente para nós, a sua direita fica a nossa esquerda, logo os eleitos estão sempre à direita de Cristo e os condenados a sua esquerda. Os números também têm um valor simbólico, o três é associado à trindade; os quatro representa os elementos fundamentais do mundo, ou seja, os quatro elementos; a soma dos dois números, sete corresponde à humanidade e traduz a dualidade do homem, metade terrestre e metade espiritual; os doze que é o produto de três por quatro representa os doze apóstolos; todavia todas estas interpretações nem sempre eram aplicadas, pois o homem do povo não tinha acesso a estas explicações, então, a sua compreensão era vaga pelo fato também de a Igreja manter um certo ocultismo em relação ao conhecimento.A diferença da escultura românica para a gótica é que a românica é feita internamente, enquanto que a gótica tinha uma função decorativa no seu exterior. O apogeu da escultura gótica se dá com as catedrais de Amiens e de Reims . O Belo Deus de Amiens mostra que Jesus está triunfante de pé sobre dois animais grotescos e outros dois que estão esculpidos em relevo no pedestal, estes quatro animais são o leão que simboliza o Anticristo; o dragão que representa o diabo; o basilisco é a morte e a víbora, ou seja, o pecado. Todo este conjunto passa a imagem de Cristo saindo do túmulo e triunfante sobre os poderes das trevas. Neste período compara-se a escultura medieval com a grega, em que o estilo convencional e simbólico foi substituído por um estilo objetivo, querendo dar mais ênfase as formas. Um outro elemento comparativo é que a maior parte das esculturas gregas eram representadas nuas, enquanto que as góticas eram postas vestidas, devido aos princípios medievais, que o corpo é visto como um mal e a alma era mais importante. Quanto menos se visse o corpo era melhor, por isso os artistas evitaram o máximo representar o corpo nu, e quando era representado como na criação do mundo, Adão e Eva; a Ressurreição ou o juízo final as figuras são representadas minúsculas e aparecem com fantoches (anexo 9), ao passo que na Grécia, o corpo era idealizado e estava ligado à natureza.



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