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Pintura Gótica
(Eduardo Felipe S. da Fonseca)

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PINTURA
A pintura gótica começou a ser percebida cerca de um século após a construção das grandes catedrais. Sua principal característica era o naturalismo, que aparece na obra dos artistas italianos no final do século XII e perdurou até o final do século XV. Quando surgiu a pintura gótica na Itália, ela ainda era influenciada pela arte bizantina, a que os italianos chamam de “modo grego”. Ela demorou mais assimilar o estilo gótico que a arquitetura e a escultura, somente em fins do século XIII é que o gótico apareceu nas pinturas, nos painéis de Florença e Siena.
CINABUE: (Cenni di Peppi – 1240-1302)
Tradicionalmente é considerado o professor de Giotto. Ele é mais conhecido pela Sua Maestà (anexo 10) que, a princípio foi colocada no altar da igreja de Santa Trinitá, em Florença. Em italiano Maestà significa majestade, este termo era usado para designar a qualquer referência a Virgem Maria.
DUCCIO: (Duccio di Buoninsegna – 1272-1319)
Entre os séculos XIII e XIV, as cidades de Siena e Florença competiam entre si, e se Giotto renovou a arte florentina, Duccio e seus discípulos também foram responsáveis por uma renovação ao sul. A obra mais importante de Duccio é a Maestà que, foi encomendada pela catedral de siena em 1308 e foi instalada em 1311. Contudo, houve um momento em que ela foi desmontada e vendida .O painel principal mostrava Nossa Senhora e o menino cercada de anjos e santos; na base do painel havia uma faixa inferior decorada com imagens da infância de Cristo, no alto uma outra faixa com cenas dos últimos anos da Virgem. No verso da obra encontrava-se As Santas Mulheres do Sepulcro ,este é o momento em que as três Marias descobrem que a tumba de Jesus está vazia e são informadas elo anjo Gabriel que ele ressuscitou. O mais importante para Duccio e depois para Giotto não é a psicologia, mas o milagre da interação entre as três nesse importante momento da Paixão de Cristo. Portanto podemos perceber uma espiritualidade que nem nós e nem o próprio artista conseguiu entender.
No Chamamento dos apóstolos Pedro e André outra pequena parte do verso da obra, vemos Duccio dividir o mundo em três partes: um céu dourado; um mar ouro-esverdeado e uma costa rochosa, em que Jesus se ergue na borda, no centro da pintura estão os dois irmãos Pedro e André quase não acreditando no que estava acontecendo, pois eles haviam ficado a noite inteira pescando em vão, então Jesus manda-lhes jogar a rede, quando a rede volta repleta de peixes eles mal olham para ela, Pedro interrogativo volta-se para Jesus, André fica imóvel. Outros detalhes da obra são bastante evidentes: como símbolo da divindade a auréola de Cristo aparece entalhada na madeira, que é uma característica desse gênero da pintura gótica que também podia ser encontrada pedra preciosa. Com a mão estendida Jesus chama os dois pescadores, para agora se transformarem em pescadores de homens; Jesus encontra-se descalço sobre a rocha, este é o símbolo da Igreja; no centro da pintura podemos ver André e toda a sua fé diante do milagre que acabara de presenciar, ele parece estar ouvindo um chamado que não conseguimos ver.
GIOTTO (Giotto di Bondone 1267-1337)
Se por um lado Duccio deu uma outra leitura a arte bizantina, Giotto a transformou, dando um outro tratamento a forma e o espaço. Está na capela Degli Scrovegni em Pádua, boa parte das obras de Giotto. Entre 1305 e 1306 ele pintou um ciclo que mostrava cenas da vida da Virgem e da Paixão. Em A Lamentação que é um dos afrescos da capela, Giotto invoca todas as suas forças para produzir um dos grandes episódios da vida de Cristo. Ele traz para a realidade uma veracidade e um drama tão real e extremamente tocante. As personagens são bem definidas, a mãe, com feições quase masculinas, e que Giotto sempre a tratou como majestosa, abraça o cadáver contida e ao mesmo tempo trágica; Maria Madalena está aos pés de Jesus contemplando entre lágrimas as marcas dos pregos; São João em um gesto desesperado estende os braços para trás como se quisesse que uma espada entrasse em seu peito; Nicodemo e José de Arimatéia, os mais velhos, estão à parte observando, enquanto que as pessoas que acompanharam Maria e deram-lhe apoio aos pés das cruz gritam de dor e em uma terra assim manchada de sangue não seria lugar para anjos, porém Giotto os coloca como se estivessem desesperados, num profundo pesar e urrando de dor.O beijo de Judas outro afresco de Degli Scrovegni, no centro vemos um silêncio trágico, Jesus olha nos olhos falsos do amigo e discípulo Judas e, então a verdade encara a hipocrisia com um amor perverso, traidor e traído constituem um centro sólido e o amarelo do manto Judas cresce sobre Jesus, como se fosse engoli-lo. Quando o olhar volta-se para Judas Percebemos em Jesus uma constância, sua fronte calma e olhar firme contrastam com Judas perturbado e sombrio. Em um outro momento ressalta em nossos olhos a ação de Pedro defendendo Jesus, cortando uma das orelhas de um soldado romano. Quando voltamos os olhos para os soldados vemos uma massa que parece uma maré em que não se podem deter, os homens avançam, na direção de Jesus que se encontra envolvido por Judas.



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