BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Revolução e a ameaça Vermelha
(Dr. Adérito Tavares)

Publicidade
A 25 de Outubro de 1924, uma bomba política abalou a Grã-Bretanha. A primeira página do Jornal da direita "Daily Mail" era dominada pela história de uma conjunra russa para desencadear uma revolução armada na Grã-Bretanha. Uma carta, supostamente escrita pelo presidente da Terceira Internacional Comunista em Moscovo, Grigori Zinoviev, e interceptada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, dava ordens para se "paralisarem" as forças armadas britânicas.
A somente quatro dias das eleições gerais, nas quais os conservadores esperavam derrotar o primeiro governo trabalhista britânico, o "Mail" afirmava que o voto nos trabalhistas seria o voto na chamada ameaça vermelha - o comunismo.
Segundo fontes bem informadas, a carta teria sido escrita por quatro russos-brancos fujidos ao regime comunista e refuiados em Berlim: Alexandre Gumansky e Alexis Bellegarde, antigos oficiais do Exército Imperial Russo, Eduardo Friede, falsificador, e um tal Druzhelovsky, funcionário da embaixada russa em Berlim. Os quatro homens eram fanáticos opositores do Tratado anglo-soviético negociádo pelo primeiro-ministro britânico, Ramsay Macdonald, no qual fora acordado que a Grã-Bretanha não só reconheceria o regime, como emprestaria milhões de libras ao Governo Russo.
Se o governo trabalhista caísse, o tratado caíria com ele. Usando papel de carta roubado da embaixada russa por Druzhelovsky, escreveram e falsificaram a assinatura de Zinoviev.
Pensa-se que quem persuadiu os quatro homens a escrever a carta foi o capitão Sidney Reilly, misteriosa figura conhecida como o "Ás dos Espiões". Reilly fez bem o seu trabalho, e a carta sofreu uma "fuga" para o "Daily Mail" a tempo de ter um efeito decisivo no resultado das eleições.
Em 29 de Outubro, os conservadores voltaram ao poder, ganhando 419 lugares contra 151 do partido trabalhista.



Resumos Relacionados


- Putin Minimiza Troca De Expulsões Diplomáticas Com Grã-bretanha

- Panorama Do Mundo Caso NÃo Existisse A UniÃo SoviÉtica -

- Livros E Vídeos Sobre The Doors E Jim Morrison

- Manipulando A Hegemonia: Estado, Poder, Trabalho E O Plano Marshall Na Grã - Bretanha ( Política Int

- Quirguistão Decreta Mobilização Parcial Do Exército



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia