BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Mercado de Varejo
(Eduardo Felipe S. da Fonseca)

Publicidade
Mercado de varejo
As lojas de varejo surgem no Brasil na década de 30 por influência de métodos americanos como no caso das Lojas Americanas, Casa Sloper, Mappin e Mesbla. A Amercican Marketing Association define varejistas como ‘uma unidade de negócio que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais e, eventualmente, a outros consumidores.(Cobra, 1984).Os verejistas tem dupla função, já que, de um lado atendem aos interesses dos fornecedores e do outro dos consumidores a quem se destina o produto final. Ele deve prestar um serviço de pronta entrega, orientação de compra, instalação, garantia, assistência técnica etc.A classificação do comércio varejista deve levar em conta cinco critérios básicos: 1. A natureza da linha de produtos vendida. 2. O número de negócios próprios ou controlados. 3. A ênfase relativa ao preço. 4. A natureza do negócio (definição do negócio). 5. O número e a natureza das lojas vizinhas. (Cobra, 1984).Em geral o comércio varejista é constituído de pequenas lojas em que há a venda de diversos produtos, tais como: artigos de bazar, tapeçaria, farmácia, vestuário, prestação de serviços, etc.Existem diversos tipos de lojas de varejo, como descreve Philip Kotler em Administração de Marketing. São elas: loja de especialidades em que há a venda de apenas um tipo de produto como vestuário ou artigo esportivo; loja de departamentos em que há a venda de várias linhas de produtos como a Casa & Vídeo; supermercado voltado para atender a demanda de alimentação, higiene e limpeza; loja de conveniência são lojas pequenas e normalmente funcionam em horário prolongado durante roda a semana com a loja Am Pm dos postos Ipiranga; lojas de descontos são lojas que vendem produtos com preços mais baixo como no caso do Wall Mart; varejista off price (de liquidação) geralmente são lojas que vendem produtos de pontas de estoque; superloja são lojas que ocupam espaço médio de 3.500 metros quadrados geralmente oferece serviços de lavanderia, concerto de sapatos, troca de cheques e pagamento de contas. Pode-se incluir nesta opção a Super Casas Bahia e showroom de vendas por catálogo é o tipo de loja em que o cliente retira a mercadoria de um catálogo na loja e então retira essa mercadoria em uma área específica para entrega dentro da loja.



Resumos Relacionados


- Comprar De Casa é Muito Melhor!

- Merchandising (conceitos, Definições E Aplicações)

- Www.americanas.com.br

- Www.alojadaslojas.com

- Vantagens Das ExposiÇÕes Promocionais Nas Lojas Varejistas



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia