O sonho que resolveu um problema de rega
(Dr. Adérito Tavares)
Certo dia no século III a.C. o matemático e inventor Arquimedes, observou um lavrador subir repetidas vezes um talude íngrme para transportar água de um ribeiro para o seu campo.
Deve haver, pensou Arquimedes, um modo mais simples de elevar água...
Sentado à sombra de uma oliveira, Arquimedes serviu-se de um pau para esquematizar na terra as suas ideias. O seu primeiro pensamento foi construir uma rampa pela qual o lavrador arrastasse uma vasilha pelo talude acima. Mais tarde adormeceu e sonhou que estava a subir uma rampa; no entanto esta estava enrolada em espiral em redor de um eixo.
Acordando em sobressalto, pensou que essa rampa em espiral, ou em forma de parafuso, podia elevar a água de um ribeiro para um plano mais elevado.
Na sua oficina, construiu em madeira um modelo da ideia que tivera: um parafuso, encerrado num cilindro, com uma pega na ponta superior. Mergulhando a extremidade inferior do modelo na água, fez rodopiar o cilindro. A cada volta, a água subia um pouco no interior do cilindro até sair pelo topo. Embora aparelhos semelhantes tivessem sido usados pelos Egípcios para rega e pelos Romanos para bombear água, foi Arquimedes quem criou o parafuso baptizado com o seu nome e ainda utilizado em muitas regiões do Mundo.
Resumos Relacionados
- A Coroa Do Rei Hierão Era De Ouro Ou Não?
- Eureka! Eureka!
- Os Cientistas - Arquimedes
- Curiosidades – O Que São Geiseres?
- Maquina
|
|