Uma casa própria
(Dr. Adérito Tavares)
Em 1775, um grupo de operários dos Midlands ingleses, associaram-se e juntaram dinheiro para construir as suas próprias casas, formando assim a primeira sociedade “ a prazo” de que há notícia, a Ketley’s Building Society e criando o primeiro sistema de hipoteca conhecido.
Cada membro entregava à sociedade, semanalmente uma soma fixa em dinheiro, quando se atingia um montante suficiente, utilizava-se o dinheiro para comprar terreno e construir casas.
À medida que cada casa ía sendo terminada era atribuída por sorteio a um membro da sociedade. Uma vez instalados todos os membros e respectivas famílias, a sociedade era dissolvida.
De inicio , a maioria das sociedades tinha cerca de 20 membros. O não pagamento da quota por mais de três meses, significava a expulsão da sociedade, e se alguém desistisse, a sua quota seria vendida a outro membro.
Em pouco tempo, a Ketley’s dava origem a organizações semelhantes, que se denominavam sociedades de carácter “permanente” de construção, pois, ao contrário da Ketley’s, o seu objectivo não era acabar.
A primeira dessas sociedades, a Metropolitan Equitable abriu em 1845. Em finais do século XIX, havia em Inglaterra mais de 2000 sociedades que ajudavam as pessoas a poupar dinheiro e adquiriam hipotecas sobre propriedades. Em 1910, o activo da indústria de construção em Inglaterra era cerca de 76 milhões de libras.
Resumos Relacionados
- Principais Características Das Sociedades
- A Divisão Do Trabalho Social
- Http://www.neobux.com/?r=kokas83
- Por Que Mlm Não Funciona?
- Erving Goffman
|
|