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La reproduction
(Bourdieu; P & Passeron; J.)

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Os autores comparam a educação a um sistema de relações de força entre os grupos e classes sociais de uma sociedade. Nesta descrição os autores identificam quatro leis:
1 – Lei da arbitrariedade da acção pedagógica – Toda a acção pedagógica é, objectivamente, uma violência simbólica imposta por um poder cultural. Esta lei está, para os autores, presente em qualquer tipo ou instância da educação;
2 – Lei da autoridade pedagógica – Por esta lei os autores associam a acção educativa a uma relação de autoridade pedagógica;
3 – Lei do trabalho pedagógico - Os autores classificam o trabalho como forma de inculcação de valores culturais;
4 – Lei da prevalência do sistema educativo – Estipulando que qualquer sistema de ensino assenta na necessidade de reproduzir as condições que permitem o seu funcionamento.
Assume-se a arbitrariedade da cultura, tornando o objectivo da educação numa arbitrariedade em si. Deste modo, se à educação cabe reproduzir uma cultura eventual, a legitimidade desta educação só pode ser reconhecida à luz da cultura que a sustenta. Com esta perspectiva os autores tentam também encontrar algum fundamento para o essencial dos fenómenos que reportam o desajuste da educação perante o seu público.

Para uma análise aprofundada:
Bourdieu, P. & Passeron, J., C. (1970). La reproduction: éléments pour une théorie du système d’enseignement. Paris: Les Éditions de Minuit.



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