BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Factores protectores para a ansiedade às avaliações escolares
(Enciclopédia de Educação)

Publicidade
A ansiedade às avaliações escolares não é um fenómeno estático, mas sim o resultado de diversas variáveis que vão interagindo por forma a criar um panorama que pode ser mais ou menos susceptível ao surgimento da ansiedade. Uma vez que não há uma descrição exacta e completa da ansiedade às avaliações (se é que tal é possível), uma das formas de estarmos melhor preparados para lidar com este fenómeno é conhecer que factores o precedem, o acompanham, ou mesmo que factores oferecem resistência ao seu surgimento.
Muitos autores apontam variados factores que podem ser protectores ou de risco face ao desenvolvimento de ansiedade por parte das crianças. Um dos factores mais frequentemente invocados é a vinculação, (Vulic-Prtóric & Macuka, 2006; Bögels & Brechman-Toussaint, 2006; Wheatcroft & Creswell, 2007). Uma vinculação segura é um factor de protecção face à ansiedade na criança.
Os modelos parentais são também apontados como importantes factores protectores para a ansiedade, na medida em que forem autoritários (Vulic-Prtóric & Macuka, 2006). Uma família que tenha um historial de estabilidade familiar constitui um factor protector para a ansiedade na infância.

Para uma análise mais profunda:
Visu-Petra, L., Ciairano, S. & Miclea, M. (2006). Neurocognitive correlates of child anxiety: a review of working memory research. Cognitie, Creier, Compotament, 10: 517-541.
Vulic-Prtoric, A. & Macuka, I. (2006). Family and coping factors in the differentiation of childhood anxiety and depression. Psychology and Psychotherapy: Theory, Research and Practice, 79: 199- 214.
 
Wheatcroft, R. & Creswell, C. (2007). Parents cognitions and expectations about their pre-school children: the contribution of parental anxiety and child anxiety. British Journal of Developmental Psychology, 25: 435-441.Wilde, J. (2008). Rational-emotive behavioral interventions for children with anxiety problems. Journal of Cognitive and Behavioral Psychotherapies, 8: 133-141.



Resumos Relacionados


- Ansiedade E Cognição

- Considerações Pedagógicas Face à Ansiedade às Avaliações Escolares

- Ansiedade às Avaliações Escolares

- Factores Protectores Para O Consumo De Drogas

- Sobre Ansiedade



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia