BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


(Novos) Suportes da Comunicação
()

Publicidade
Apesar de não ser um processo simples, a comunicação está na base das relações humanas, sendo uma necessidade de todos os indivíduos. É pela comunicação que os indivíduos são significativos e atribuem significado.
A comunicação humana é, assim, uma necessidade que tem acompanhado o ser humano ao longo da sua existência. Desde simples figuras gravadas em pedras pelos nossos antepassados, até às mais recentes tecnologias, a comunicação tem sido ao longo dos tempos uma necessidade expressa por todos os povos.
Em consequência desta necessidade, ao longo dos tempos, o desenvolvimento humano foi-se reflectindo nos suportes da comunicação. Assim, a tecnologia foi, ao longo do tempo sendo empregue em meios que possibilitassem aproximar os indivíduos, facilitando assim, a comunicação entre todos.
De acordo com Levy (1998), passou-se de uma comunicação recíproca e pessoal suportada por meio de correio e cartas, para uma comunicação de um emissor para múltiplos receptores passivos, através da rádio e televisão, para chegarmos a um suporte de comunicação que permite agrupar som, vídeo e ao mesmo tempo permite que cada indivíduo seja um receptor e emissor activos. No que diz respeito à aprendizagem, assiste-se actualmente a um debate intenso sobre as vantagens ou possíveis desvantagens que os novos meios de comunicação representam para a educação. Por um lado, olha-se os novos meios de comunicação como sendo perigosos e sem interesse para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, por outro lado, estes meios são olhados como contendo grandes vantagens que poderão, pelo seu potencial de comunicação, dar um importante impulso nos processos de ensino-aprendizagem.

Para uma análise aprofundada:
Aires, F. (2007). Comunicação e aprendizagem online: Que percursos. Universidade Aberta, pp. 3-15.
Dias, P. (2001) A comunicação em rede como meio de formação das comunidades de conhecimento na web: o caso do centro de competência nónio século XXI da universidade do minho, Actas do VI Congresso Galaico- Português, Vol. I:279-285.
Levy, P. (1998). A revolução contemporânea em matéria de comunicação. In Fanecos (Dec. 1998) pp. 37-49.
Matilla, A. (2002). Educomunication en el siglo XXI: Educar para la comunication Y el pensamiento crítico. Salamanca
Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: Mc Graw Hill.
Zanluchi, E.; Lacerda, D.; Koetz, A. & Klippel, M. (2006). Uma discussão sobre as contribuições da comunicação para as organizações. ENEGEP, Fortaleza: Brazil.



Resumos Relacionados


- Comunicação

- Pós-modernismo

- Comunicação

- Iv – A Interatividade. In: Cibercultura

- Diferenças Entre A Comunicação Tradicional E A Comuicação Colaborativa



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia