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Capital Social: A chave do sucesso no século 21
(Valdis Krebs)

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 No mundo econômico, todos têm acesso a uma multitude de conteúdo, o que o torna menos importante. Assim, você não pode competir quando todos tem o mesmo conhecimento. Quando sobe na hierarquia, reconhece que se torna mais difícil competir com base na competência individual, pois todos são altamente competentes e experientes. É difícil competir quando todos são muito similares.
A novidade e vantagem agora está no contexto. Em como o conteúdo é convertido em serviços. Um contexto competitivo requer capital social, derivado da rede de negócios, além da abilidade de encontrar, usar e combinar ferramentas, conhecimentos e experiências de outros, dentro e fora da organização. O capital social engloba fluxo de informações, troca de conhecimento, redes sociais e outras conexões entre parceiros e clientes, conectando as várias formas de capital humano. Esse padrão de conexão é que produz vantagem para um grupo e limita outros e os melhores conectados vencem.
Ron Burt, professor da Universidade de Chicago, desenvolveu algumas das teorias chaves do capital social, descrevendo as implicações para o recrutamento, retenção, performance, compesação e criatividade em organizações.
Dessa forma, pessoas com melhor capital social encontram melhores empregos rapidamente, são promovidas facilmente, recebem bônus maiores, ajudam seu grupo a alcançar os objetivos mais rapidamente e gerar soluções mais criativas, coordenam projetos mais efetivamente.
O capital social parece ser um pré-requesito para o aprendizado, adaptabilidade e agilidade organizacional, sustentado na identificação, contrato e ligação das melhores mentes com as melhores redes, recebendo um excelente retorno.
Por outro lado, saber identificar quem representa um perigo permite uma intervenção preventiva antes que a fonte de conhecimento seja perdida. Os recursos humanos devem considerar as relações verticais e horizontais, devendo também identificar onde está e para onde deseja ir. Com isso, as lacunas podem ser resolvidas.
O aumento da dependência dos recursos humanos em relação ao capital social permitirá uma oportunidade de influenciar mais diretamente os resultados da organização. O monitoramento e modelagem desta nova estrutura de capital fornecerá o sustentáculo para o sucesso competitivo e para o comportamento organizacional.



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