A Independência do Brasil
(Beto Gomes)
As origens da Independência brasileira remontam á transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808, quando D. João proclamou a abertura dos portos, acto que acabou efectivamente com o pacto colonial.
Durante a década de 1820, quando eclodiu em Portugal a Revolução do Porto, D. João, embora hesitante, retornou à Europa, deixando como governante do Brasil D. Pedro, na função de Regente.
Tornou-se então claro para os brasileiros a grande contradição existente no novo parlamento português. Defendiam o liberalismo como saída para Portugal mas não tinham nenhuma intenção de fazer o mesmo no Brasil.
O debate politico no Brasil radicalizou-se em três posições distintas, defendidas pelos seus respectivos partidos. O Partido Português, formado principalmente por funcionários públicos e comerciantes portugueses, defendia a recolonização do Brasil. O Partido Brasileiro, formado pelos grandes latifundiários, por grande parte da burguesia nacional e por comerciantes brasileiros e estrangeiros, defendia a ruptura com Portugal, porém tinha uma visão bastante conservadora de como o novo país deveria organizar-se. O terceiro grupo tinha como principal base de apoio os profissionais liberais e a classe média urbana e era favorável á ruptura com Portugal.
A sua semelhança com o Partido Brasileiro, acabava aí, pois, defendiam a abolição da escravatura, e maior autonomia das províncias.
Enquanto D. Pedro hesitava em relação á independência, o Parlamento português começou a dar inicio ao projecto de recolonização, desactivando órgãos públicos no Rio de Janeiro e transferindo-os para Lisboa.
Em Outubro de 1821, Lisboa exigiu a volta de D. Pedro a Portugal, o que causou grande comoção no Brasil. Após uma campanha popular, D. Pedro, tomou a decisão de ficar, precipitando-se os acontecimentos a partir daí, com a demissão dos ministros portugueses, a nomeação de um novo ministério sob a liderança de José Bonifácio e choques entre portugueses e brasileiros na Bahia.
Lisboa reagiu, declarando ilegais os actos do príncipe regente e obrigando-o a retomar imediatamente a Portugal. Na posse dessa notícia , D. Pedro, proclama a Independência do Brasil em 7 de Setembro de 1822.
A partir daí, os políticos conservadores do Partido Brasileiro, manteriam o controle do país recém-nascido.
Resumos Relacionados
- Constituição 1824
- 7 De Setembro - Independência Do Brasil
- O Império Brasileiro
- Independência Do Brasil E Do Império Do Brasil.
- 200 Anos Família Real No Brasil
|
|