História da Independência dos Estados Unidos
(Cesar Ribeiro)
Este conflito opôs as colónias da América do Norte (Carolina do Norte, Carolina do Sul, New Hampshire, Rhode Island, Massachutts, Connecticut, Nova Yorque, Pensilvania, Nova Jersey, Virginia, Maryrand, Delaware e Georgia) á metrópole em 1775-1782.
Uma série de medidas económicas e fiscais tomadas pela Grã-Bretanha prejudicava muito as treze colónias norte-americanas. Algumas dessas medidas, aprovadas no parlamento londrino, não respeitavam os direitos das colónias. A coroa pretendia com elas custear os gastos da recém-terminada Guerra dos Sete Anos, ao mesmo tempo que favorecia as aspirações autoritárias de Jorge III.
As colónias que haviam participado vitoriosamente daquela guerra derrotando o Canadá, sentiram-se com força suficiente para opor-se á pressão britânica.
No Primeiro Congresso Continental reunido em 1774 na Filadélfia, expuseram as suas queixas e chegaram a ameaçar com represálias.
No ano seguinte a Grã-Bretanha, insistia em impor as suas decisões económicas e já tinha disparado sobre uma milícia patriótica em Lexington, sendo esta a primeira batalha da Guerra da Independência. Em Maio de 1775, reuniu-se o Segundo Congresso Continental, em que as colónias decidiram criar um exército continental para fazer frente, pela força ás agressões britânicas. Esse congresso assumiu também outras prerrogativas próprias de um poder executivo.
Whashington, comandante-chefe dos colonos, sitiou e tomou Boston. A contra-ofensiva do exército britânico, mais disciplinado e bem armado pôs em apuros os rebeldes, que perderam Nova Yorque e Filadélfia. Contudo, a batalha de Saratoga deteve momentaneamente o avanço britânico.
O terceiro Congresso declarou a independência em Julho de 1776 e dotou uma declaração formal de princípios para o nascente Estado, elaborada por Thomas Jefferson.
França e Espanha apoiaram os revoltosos, desejosas ambas de vingar-se do Reino Unido, enquanto muitas outras nações olhavam com simpatia a sublevação colonial.
Um exército espanhol reconquistou a Flórida, perdida anos antes, e os franceses contribuíram eficazmente para a vitória norte-americana em Yortown em Outubro de 1781. O Tratado de Paris em 1783 pôs fim á contenda com o reconhecimento, por parte do Reino Unido, da Independência dos Estados Unidos.
Resumos Relacionados
- Declaração De Independência Norte Americana
- A Independência Dos Eua
- Independência Dos Eua
- Benjamin Franklin - Biografia
- Cronologia & Biografia De Presidentes Eua. (chronologie & Biographie Des Présidents Usa.)
|
|