Formação em Quadrado
(Dr. Adérito Tavares)
Os soldados da cavalaria francesa avançavam contra o fogo dos mosquetes britânicos. Podiam ver, por entre o fumo á sua frente, blocos compactos de cor vermelha, cada um dos quais era um batalhão de infantaria britânica, formada em quadrado.
Os homens da frente de cada batalhão, com um joelho no chão, empunhavam os seus mosquetes, encimados por baionetas, com a coronha apoiada no solo formando um ângulo de 45º para impedir que os cavaleiros franceses rompessem a formação. As filas de trás, de pé, disparavam umas a seguir ás outras contra a cavalaria.
No interior do quadrado, geralmente com 45m de lado, encontravam-se, montando os seus cavalos, o comandante do Batalhão e o seu ajudante-de-campo, os pífaros e os tambores.
A formação oferecia igualmente refúgio aos feridos a aos artilheiros a cavalo que tivessem recuado sob a carga da cavalaria francesa.
Os “casacas-vermelhas” britânicos enfrentavam Napoleão Bonaparte perto da cidade de Waterloo, na Bélgica, a 18 de Junho de 1815. No Verão anterior Napoleão fora derrotado por Russos, Austriacos,e Prussianos em Abril de 1814, regressando a França e ao exílio na ilha de Elba.
Os franceses reagruparam-se á sua volta e Napoleão marchou contra uma força de ingleses, holandeses e alemães, comandada pelo duque de Wellington, e contra o exército prussiano, sob as ordens do marechal Gebhard Blücher.
Napoleão derrotou os prussianos perto da aldeia de Ligny a 16 de Junho e dois dias mais tarde avançou contra o duque de Wellington em Waterloo.
Napoleão ordenou um bombardeamento de artilharia e um ataque maciço de infantaria seguido por uma ofensiva da cavalaria. Wellington deu ordens para que os batalhões de infantaria, formados em linhas de duas fileiras, se reagrupassem em quadrado. Cada batalhão de 55 homens reagrupou-se formando quadrados numa linha defensiva em ziguezague, de modo que a cavalaria atacante se viu sob o fogo cruzado vindo tanto dos flancos como de frente. Os cavaleiros franceses sofreram pesadas baixas e viram-se obrigados a retirar.
Com medo de outro ataque da cavalaria, Wellintgton ordenou que que os quadrados se mantivessem firmes. Os canhões franceses abriram brechas entre os aliados, mas o exército de Blücher, reagrupado após a derrota em Ligny, ocorreu em socorro.
Napoleão lançou então a Guarda Imperial, a elite da Infantaria, mas o fogo dos mosquetes desbaratou as fileiras da frente, e os franceses atingidos no flanco pelos britânicos, fugiram em debandada.
Resumos Relacionados
- 3ª Fase Do Período Napoleônico – Governo Dos Cem Dias
- Napoleão Bonaparte
- Napoleão Bonaparte, 3ª Parte
- Vencidos Pela Distância E Pelo Inverno
- Trincheiras Para A Guerra
|
|