Ligar dois continentes por meio de um cabo.
(Dr. Adérito Tavares)
Com os motores parados, o Great Eastern deslizava lentamente, arrastando um gancho de cinco dentes pelo fundo do oceano Atlântico, a uma profundidade de 4km. O navio estava envolvido na montagem de um cabo telegráfico transatlântico que ligaria a Grã-Bretanha e os EUA, mas o cabo tinha começado por se partir e depois deslizara pela borda enquanto estava a ser reparado.
Entretanto, o Great Eastern procurava recuperar o cabo e içava-o para a superfície. Na manhã seguinte o gancho prendeu-se a qualquer coisa no fundo do mar e um guincho situado no convés começou a içá-la. A corda partiu-se e a desconhecida “presa” voltou a cair ao fundo do mar. Fizeram-se novas tentativas mas todas em vão.
Oito dias mais tarde, a 11 de Agosto de 1865, a expedição foi abandonada. O cabo tinha-se perdido.
Estender um cabo ao longo de quase 3200km de oceano, a uma profundidade que atingia 5km, revelou-se tarefa difícil. Em 1857, a primeira tentativa fracassara. Em 1858, dois vasos de guerra, o Niagara, americano, e o Agamemman, britânico, partiram Plymouth, em Inglaterra, transportando cada um metade do cabo. A meio do Atlântico, os cabos foram unidos e os navios rumaram , respectivamente, a oeste e a leste.
A 5 de Agosto de 1858, após duas tentativas falhadas, fora estabelecida a primeira ligação transatlântica por telégrafo.
Mas, passados dois meses, e transmitidas apenas 732 mensagens, a ligação perdeu-se.
A viagem do Great Eastern foi uma tentativa para vencer onde outros tinham falhado. O navio desenhado pelo Engenheiro Britânico Isambard Kimgdom Brunel, pesava 32 000T e media 213m de comprimento.
Pouco tempo depois de a expedição de 1865 ter sido abandonada, começou a ser trabalhado um novo projecto. Numa sexta-feira 13 de Julho de 1866, o Great Eastern, equipado com um novo cabo e máquinas para içar de melhor qualidade, fez-se de novo ao mar.
A viagem foi relativamente tranquila e o cabo foi lançado com êxito por sobre a popa do navio. No entanto, a missão deste navio só estaria completa, recuperando o cabo que se perdera no ano anterior. Missão bem sucedida, permitindo que um segundo cabo transatlântico fosse montado.
Resumos Relacionados
- Classificação De Navios Graneleiros
- Viagem Ao Centro Da Terra
- A Atracção Pela Fabulosa Terra Das Especiarias
- O Globo
- Revista Factual
|
|