Serendipidade
()
Sempre que se realiza uma descoberta enquanto se tenta descobrir outra coisa completamente diferente, dá-se o nome de descoberta por Serendipidade. Ao longo da história humana têm sido incontáveis os episódios em que se realizaram descobertas afortunadas, as quais têm um enorme impacto no nosso dia-a-dia. Este tipo de descobertas está muitas vezes associado à sorte mas, na verdade, a sorte tem muito pouco a ver com este processo. Sempre que se inicia um processo de tentar descobrir algo, geralmente acontece que o investigador está tão concentrado no que pretende descobrir que não presta a devida atenção a todos os outros aspectos da sua experiência. Deste modo, a Serendipidade acontece sempre que, na procura de uma resposta, uma pessoa mantém a sagacidade de se manter atenta a tudo o resto. Foi, de resto isto que aconteceu por variadíssimas vezes ao longo da história humana. Crê-se que na pré-história, a própria descoberta do fogo e das suas vantagens foi realizada por acidente. Algumas das descobertas mais importantes feitas por serendipidade foram:
A Gravidade, por Isaac Newton; a Pasteurização, por Louis Pasteur; a Penicilina, por Alexander Fleming; a LSD, por Albert Hofmann; o Viagra, os Infravermelhos, os Corn Flakes, o Microondas, isto para citar apenas algumas.
A Serendipidade é responsável por inúmeras descobertas que levaram a grandes avanços na ciência e grandes saltos no conhecimento humano. Alguns dos pré-requesitos para se poder beneficiar da Serendipidade são uma mente aberta e sagaz de forma a detectar a importância da informação que se revela a nós de forma acidental.
Resumos Relacionados
- Mente Coletiva: é Genial
- Como Vejo O Mundo
- Ligação Entre A Sida Humana E Felina
- As Palavras Que Nunca Te Direi
- The Other Boleyn Girl
|
|