Gestapo: Secreta e mortal.
(História da Gestapo - Jacques Delarue; Record;)
A Gestapo nasceu em l933 e com denúnicas anônimas fêz milhares de vitimas. Ela nasceu para esmagar os opositores de Adolf Hitler.
A jovem Ilse Sonja Tötzke, passou a ter sua correspondência vigiada pela Gestapo, pois conforme denúncias de seus vizinhos era sempre vista conversando com judeus. Em 1939 foi denunciada, pelo médico Ludwing Kneisel, à policia secreta do regime nazista de ter atitudes suspeitas. Interrogada ela confirmou que tinha amigas e não amigos judeus. A Gestapo a advertiu para que cortasse essas amizades. Ela ignorou o pedido, pois não apoiava o antissemitismo. E em 1943, fugiu para Estrasburgo, ( atual França), junto com a judia Ruth Basinsky. Elas chegaram a cruzar a fronteira com a Suiça, mas foram detidas na aduana e entregues à Gestapo. Totzke foi enviada ao campo de concentração de Ravensbruck - nunca mais voltou.
Após a Segunda Guerra, a polícia secreta de Adolf Hitler tinha a fama de ser implacável. Hoje, os historiadores possuem outra visão a este respeito. Embora a Gestapo fosse a peça central do terror nazista e agisse sempre acima da lei, ela não teria a mesma eficácia sem a colaboração dos cidadôes comuns. O partido nazista obteve 43,9% dos votos nas eleições parlamentares e conseguiu aprovar a chamada Lei da Habilitação, que dispensava o aval do parlamento ou do presidente para governar. Com isso foram abolidas a liberdade de expressão, de imprensa e de associação.
. A Interpol nasceu na Áustria, em l929, para favoresr o intercâmbio de informações entre policiais do mundo.Mas, para a gestapo esse fator significava uma bela chance de aprimorar seus meios de informações.
Até os bordéis de Berlim alimentavam uma rede de informações. O Salão Kitty tinha escutas nos quartos e prostitutas treinadas para arrancar informações de diplomatas estrangeiros e até de oficiais do exército alemão. Dai, foi inspirado o filme "Salão Kitty, (l976), de Tinto Brass.
Alguns fofoqueiros chegaram a integrar uma rede de espionagem. Havia 80 informantes para cada l50 funcionários. Vários colaboradores dispostos a dedurar pelo bem do país.
" Não esperamos ser amados por muitos", dizia Himmler. Bastava o conformismo dos cidadãos. O que o regime precisava era estabelecer a linha oficial, obter cooperação e atuar sem descanso nas informações obtidas", afirma Gellately.
Foi o que a Gestapo fez, sem que quase ninguém na Alemanhã reclamasse da matança de seis milhões de judeus, além de gays, ciganos e outras minorias.
Resumos Relacionados
- O Nazismo
- Totalitarismo(nazismo)
- Sacrifício De Amor
- Áustria Devolverá Mais Obras De Arte Roubadas Pelos Nazistas
- Nazismo
|
|