Brotas
(Redação da Revista Terra - Editora Abril.)
Vinte anos atrás Brotas não passava de uma típica cidadezinha do interior paulista, com o orgulho voltado apenas para seu filho pródigo, o cantor Daniel. Hoje, tudo mudou. Os praticantes de esportes aquáticos descobriram no Jacaré-Pepira, o principal rio local, uma espécie de paraíso das corredeiras, coma vantagem de estar localizado a menos de 3 horas de São Paulo.
A combinação entre natureza, ação e acesso fácil transformou o rafting na diversão do momento em todo o estado. Nos feriados, milhares de pessoas invadem as ruas de paralelepípedo de Brotas e alteram completamente a rotina da cidade.
O percurso pelo rio tem muitas variações, de calmarias e remansos até quedas “nível 4”, consideradas violentas para a canoagem. Força suficiente para arremessar os barcos de rafting pela corredeira e garantir a algazarra geral. Mas impacto mesmo sofre quem desafia o rio de uma outra maneira: preso a um caiaque.
Esse barco de forma alongada é muito utilizado em Brotas por aqueles que querem emoção redobrada e pelas equipes de salvamento das agências de esportes radicais, resgatando praticantes de outras modalidades, como o bóia-cross.
O barco é ágil, mas também é bastante frágil perto da correnteza. O praticante tem de conhecer as pedras e os caminhos das águas, senão fica bastante perigoso. Pequenos sustos são comuns, mas servem tanto para advertir quanto para conquistar de vez quem ama a modalidade. O número de novos adeptos à canoagem é cada vez maior.
Todos que nascem em Brotas, conhecem a fúria do rio, mas cada vez é mais difícil resistir à atração que a adrenalina traz, espalhada em conversas animadas, à noite, nos bares da cidade. Dizem que quem experimenta não larga mais.
Resumos Relacionados
- Festival Do Cupuaçu Em Presidente Figueredo
- Haja FÔlego
- Descubra Águas De Santa Bárbara!
- Viva Uma Surpresa Em Angra Dos Reis
- Strategic Management Of Inner Information In Small Enterprises
|
|