Gestão de Marketing
()
O produto é um conjunto de satisfações que um cliente compra. Ela representa uma solução para os problemas de um dos clientes. É neste contexto que a definição de marketing de um produto é mais do que apenas o que o fabricante entende. Como coloca Peter Drucker, que desde que o produto não é comprada e consumida, ela continua a ser uma matéria-prima ou produto intermediário na melhor das hipóteses. Produto é quase sempre uma combinação de benefícios tangíveis e intangíveis. Por exemplo, uma geladeira não é só apenas de aço, plásticos, gás Freon, nome comercial, número de portas, etc, mas também envolve factores como o serviço pós-venda, entrega e instalação, auxiliando na aquisição do produto, a rede de concessionários e serviços etc. também conota status de países em desenvolvimento. É o casos mesmo com outros produtos, como TV, sistema de som, automóveis, produtos pessoais e de serviços como bancos, companhias aéreas, telefone, correio, etc
O que constitui então um produto? Para compreender e apreciar, a necessidade de percebê-lo como um item de quatro camadas. No coração do que é o "núcleo" ou "peça" genérica ". Como Levitt coloca, esta é a tabela de apostas da empresa, ou seja, o que é necessário para jogar o jogo da participação no mercado. Para um fabricante de geladeira é de aço compressor. O gás freon, condensador e vários outros componentes eléctricos ou electrónicos que precisam ser reunidos para uma gestão de hotéis de cinco estrelas é o número de quartos, restaurantes e piscinas. Para um operador de linha aérea, é o avião, mas no mundo competitivo de hoje, praticamente não há qualquer diferença entre as empresas sobre o componente genérico do produto. Além disso, por causa da normalização da tecnologia, os clientes nunca são capazes de perceber qualquer diferença significativa entre os "core" ou "genérica" de produtos de empresas concorrentes no sector.
Para diferenciar seu produto de todos os outros, os nomes das empresas que (branding), packs isso, coloca funcionalidades adicionais, tais como laminados de topo, um carrinho ou uma torneira de água na porta da geladeira, use cores para dar uma estética recurso distintivo e similares . Ao fazer tudo isto a empresa pretende diferenciar seu produto de seu produto de todos os outros. Isso faz com que um produto "core um produto" formal "ou" produto expectante. Mas, como a rivalidade inter-firmas se intensifica, a diferenciação com base no produto formal deixa de existir. Considere o exemplo de ventiladores de tecto, hoje, não há diferença nos ventiladores comercializados pela Crompton, Jay Engenharia, Khaitan, etc Todos olhar tanto em termos de atributos, estilo, cor etc Além de ter todas as garantias idênticas tornando a tarefa de um comerciante fã difícil.
É aqui que as pesquisas de marketing para a diferenciação possível. Quando a tecnologia deixa de dar uma e torna-se uma guerra de preços e promoções, o comerciante olha para os intangíveis. Intangíveis são serviços como o serviço pós-venda, entrega e prazos de instalação, ajudar os compradores de compra o produto através de um levantamento das necessidades dos clientes de baixo custo e estratégia criativa de marketing para senti-lo. Este componente intangível do produto, juntamente com os componentes formais e núcleo é chamado de produto aumentada. Levitt acredita que a concorrência no futuro será o produto aumentado. O comerciante continua se expandindo a componente de serviços, reforçando assim o valor do produto. Nem todos os clientes de todos os produtos e em todas as circunstâncias podem ser atraídos por esta em curso processo de valorização. Podem preferem comprar um produto de baixo preço para um produto aumentada Alguns clientes podem não ser capazes de utilizar os serviços extras oferecidos pelo comerciante. No entanto, é uma ironia em marketing que os clientes ficar mais esclarecida sobre o produto (através de comerciantes de ensino sobre a utilização do produto), os mais vulneráveis ao comerciante se a perdê-los. E é precisamente quando o cliente compra por um preço. "Neste ponto, faz sentido iniciar um programa sistemático de clientes beneficiam e, portanto, manter o cliente, o aumento do produto. A empresa deve também underrtake programas de redução de custos para que possa competir na frente de preços também. Segundo Levitt, o produto ampliado é uma condição de maturidade do mercado ou da experiência ou de clientes relativamente sofisticado.
O produto potencial consiste every6thing que poderia ser feito para atrair e manter clientes Essas ofertas variam de um mercado para outro em função de diferentes condições económicas e competitivas. A força motriz para o desenvolvimento dessas ofertas é o objectivo principal de qualquer empresa, manter a vantagem competitiva Assim, o produto é o conceito total que um cliente compra, como intensifica a concorrência, abertura dos mercados, e como podemos melhorar a nossa rede de telecomunicações e de informação e há mais televisões em Portugal as famílias, as empresas terão de reavaliar seus conceitos de produto. Para um fato importante a ser mantido em mente é que esses conceitos continuam mudando como os clientes se tornam mais conscientes e sofisticado.
Resumos Relacionados
- Composto De Marketing
- Definição De Valor Para O Cliente
- O Que É Marketing
- Definição De Estratégia De Marketing De Varejo
- O Que é A Fidelidade Do Cliente?
|
|