Comparison between balanced occlusion and canine guidance in...
(I. Peroz; A. Leuenberg; I. Haustein; K. P. Lange)
Comparação entre Oclusão balanceada e Guia Canina em usuários de próteses totais - um ensaio clínico randomizado.
Ingrid Peroz et al. (2003) Quintessence Int.
Existem dois conceitos em oclusão no tratamento com próteses totais, que são a Oclusão Balanceada e a Guia Canina. Ambos incluem contato simultâneo em oclusão de relação cêntrica, mas diferem em movimentos excêntricos. O objetivo deste estudo foi avaliar parâmetros subjetivos e objetivos em pacientes tratados com ambos os conceitos em próteses totais.
Doze pacientes edêntulos, que já usavam próteses totais, avaliaram subjetivamente sua satisfação com suas próteses em uma escala de 1 a 100, nos quesitos de retenção na mandíbula e maxila, aparência estética, capacidade de mastigação e de fala. Estes pacientes receberam novas próteses, as quais também foram avaliadas por eles nos mesmos parâmetros. Foi examinada, objetivamente, a atrofia do rebordo alveolar, a mandíbula, características da resiliência da mucosa e o fluxo salivar. Cada metade de pacientes recebeu primeiramente um tipo de ajuste e, após aproximadamente três meses, o grupo de Guia Canina recebeu Oclusão Balanceada e vice-versa.
A capacidade de fala não apresentou influência significativa em ambos os esquemas oclusais, nem tampouco a retenção na maxila. A retenção na mandíbula teve melhoras significativas enquanto as guias caninas estavam em vigor, e as melhorias aumentaram depois de os caninos terem sido ajustados para promover a Oclusão Balanceada. Em contraste, a mudança de Oclusão Balanceada para Guia Canina não teve influência significativa neste quesito. Uma melhora estética foi notada entre pacientes que receberam primeiro as próteses balanceadas, até a remoção dos caninos para estabelecimento da Guia Canina, e isto não foi observado no procedimento contrário. A capacidade de mastigação melhorou significantemente no uso da Guia Canina, tanto quanto na mudança para a Oclusão Balanceada. A mudança de próteses Balanceada para Guia Canina não apresentou influência consistente na estimação da capacidade de mastigação. Houve um número considerável de úlceras que ocorreram apenas nas primeiras semanas, após a troca das próteses velhas pelas primeiramente ajustadas com a Guia Canina. Isso indica que os pacientes rapidamente se adequaram à nova oclusão e evitaram movimentos no sentido de deslocar a prótese.
Este estudo não pode provar questões a respeito da influência destes conceitos oclusais sobre o osso alveolar. Como a Guia Canina parece estabilizar próteses inferiores, ela pode ser recomendada não apenas para dentição natural, mas também para próteses totais. Pacientes usando este conceito se adaptam rápido, descrevem uma melhora na capacidade de mastigação, estética e retenção na mandíbula em comparação ao que relataram sobre as próteses Balanceada. Em pessoas edêntulas o balanço bilateral não é o único conceito oclusal em questões de ajuste de próteses totais. A Guia Canina também pode ser usada com sucesso. A melhor retenção e senso de maior estabilidade na mandíbula podem ocorrer devido a reações neuromusculares promovidas não só pelas estruturas periodontais, mas por proprioceptores do tecido mole do rebordo alveolar.
Resumos Relacionados
- PrÓtese De Mama
- Candidíase Oral Em Idosos
- Http://www.faccia.pt/blog/aumento-de-nadegas/
- Mega Arquivo » Ciência&tecnologia
- Síndrome Da Junta Temporomandibular
|
|