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Sapatos de salto alto
(Linda O'Keeffe)

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  Os sapatos de salto alto fazem com que a mulher se sinta mais "senhora de si", mais confiante no seu aspecto e na imposição da sua personalidade. Há quem se sinta muito bem a andar de saltos altos e há mulheres a quem faz dores constantes, nos pés, na coluna, ou causar deformações dos dedos dos pés ou do próprio peito do pé.. Mas na maioria dos casos as mulheres usam-nos para causar um efeito sedutor, que a própria história da Gata Borralheira ajudou a desenvolver no imaginário de quase todas as que conheceram por todo o mundo este conto tradicional cheio de significados psicológicos.É como se os sapatos de saltos altos lhes permitissem comendar e não ser comandadqas. Uma mulher comum sente-se uma torre de sedução, olhando os homens se não, de cima para baixo, pelo menos com um ar sempre afoito. Sexualmente, quer ela o reconheça quer não, pode escolher  tornar-se o sugeito ou o objecto da adoração masculina. Fisicamente, é impossível uma mulhr acobardar-se quando está de saltos altos. É forçada a tomar uma posição, a ter uma pose, porque anatómiocamente o seu centro de gravidade foi deslocado para diante. A parte inferior das costas arqueia-se, a coluna e as pernas parecem alongar-se e o peito é lançado para a frente. A barriga das pernas e os tornozêlos parecem mais bem torneados e a curvatura inferior dos pés parece querer elevar-se dos sapatos. Os saltos altos forçam o pé da mulher a assumir a postura vertical descrita pelos estudioso do sexo Kinsey como a posição feminina típica durante a excitação sexual, quando o pé se estende completamente até ficar alinhado com o resto da perna.
A história dos saltos é um pouco nebulosa, embora seja certo que remontam a antes do cristianismo. Os açougueiros egípcios usavam saltos para manterem os pés acima da carne e os cavaleiros mongóis tinham saltos nas botas para melhor segurarem os estribos.Mas o primeiro registo escrito de saltos usados por motivo de vaidade data de 1533, quando a diminuta Catarina de Médicis trouxe sapatos de salto alto de Florença para Paris, para o seu casamento com o duque de Orleans. O estilo foi imediatamente adaptado pelas damas da corte francesa.



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