Teoria da Aprendizagem Social (Bandura)
(R.; Sprinthall; N. & Sprinthall)
Bandura nasceu no Canadá em 1925 e doutorou-se em 1952 na Universidade do Iowa, exercendo a partir de então a actividade de professor na Universidade de Stanford. No início da década de 1960 Bandura propôs a Teoria da Aprendizagem Social, segundo a qual, uma boa parte das aprendizagens que um indivíduo adquire decorre da imitação ou modelagem. O ponto forte da Teoria da Aprendizagem Social é o facto de ela reconhecer e combinar elementos das teorias comportamentalistas e cognitivistas. Para Bandura, as estruturas cognitivas, o comportamento e o meio interagem entre si, sendo cada uma destas influenciadas e influentes sobre as outras. Nesta perspectiva, as pessoas são o produto do seu meio, mas escolhem e moldam este meio por um processo de interacções que tem influências recíprocas. Nesta teoria emerge o conceito de Modelagem, segundo o qual, as pessoas podem aprender através da imitação do comportamento dos outros. Esta teoria é ainda hoje algo consensual nomeadamente no desenvolvimento infantil. Numa experiência célebre, Bandura expôs crianças (3 a 6 anos) a um grupo de adultos que gritavam e davam murros e pontapés num boneco insuflável. Quando, mais tarde, as crianças eram deixadas com o mesmo boneco e sem adultos por perto, as crianças exibiam, face ao boneco insuflável, o mesmo comportamento que haviam observado. A imitação é de facto um forte potenciador de aprendizagens nas crianças. Das formulações de Bandura emergiram debates muito pertinentes para a psicologia educacional que ainda hoje se mantêm actuais, nomeadamente no que respeita à postura dos adultos enquanto modelos para as crianças. A modelagem na sala de aula implica que os professores tenham em atenção não só o que ensinam, mas como ensinam. Nesta perspectiva, o facto de um professor manifestar menos gosto por uma determinada disciplina é, por si só, um factor que irá condicionar a prestação das crianças nesta disciplina. Ainda que tenham sido formuladas críticas à teoria de Bandura, acusando-o nomeadamente de ser demasiado simplista, o facto é que os postulados de Bandura constituem um importante contributo para a psicologia educacional.
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