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Reforço positivo e reforço negativo na sala de aula
(N. & Sprinthall; Sprinthall)

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O reforço positivo ou negativo permitem ao professor associar um determinado comportamento a uma emoção que pode ser positiva ou negativa. No caso concreto do reforço positivo, este consiste num estímulo que se segue a uma determinada resposta (comportamento) e aumenta a ocorrência desta resposta. Dos reforços utilizados, os mais comuns são: palavras, expressões, proximidade física, materiais prémios e brinquedos. Por exemplo, após uma criança realizar uma tarefa com sucesso o professor pode reconhecer com palavras elogiosas o comportamento desta criança. Esta postura do professor irá aumentar a ocorrência deste comportamento na criança, pela gratificação que representa para a mesma.
No caso do reforço negativo, este consiste em associar um comportamento a uma emoção desagradável na criança e irá reduzir a ocorrência deste comportamento. Para além de reduzir a ocorrência de um comportamento menos desejável, a ausência do reforço negativo aumenta a ocorrência de um comportamento positivo.
Na utilização do reforço positivo ou negativo é importante que o professor tenha em atenção que um reforço não tem a mesma interpretação para todas as crianças, Os reforços implicam algum conhecimento de cada criança para conhecer o que, de facto, poderá representar uma associação positiva ou negativa para cada criança.
Na aplicação dos reforços com vista à alteração do comportamento é necessário ter em conta dois aspectos fundamentais:
- Consistência – este aspecto relaciona-se com a coerência com que os reforços são introduzidos. Depois de se introduzir um reforço negativo, o mesmo comportamento deverá sempre ser seguido de um reforço negativo e vice-versa, caso contrário, as crianças receberão mensagens dúbias relativamente ao seu comportamento.
- Temporização – este aspecto relaciona-se com o tempo de reforço e assume maior importância consoante se trabalhe com crianças mais pequenas. A aplicação de um reforço deve ser sempre após um comportamento. Nenhum reforço tem efeito se for aplicado antecipadamente a um comportamento com base em promessas. Por outro lado, um reforço deve sempre ser aplicado logo após a manifestação do comportamento por forma a facilitar a associação do estímulo/emoção potenciados pelo reforço, ao comportamento manifestado.



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