Direitos humanos
(Poeta Caminha)
O direito humano, na minha opinião, que é mais frequentemente violado em qualquer parte do mundo, e não só no local que eu moro, é a dignidade da pessoa humana. A dignidade humana se tornou algo banal, sim, muito banal. Muitas vezes diversas situações que ferem nossa dignidade passam despercebidas aos nossos olhos, como por exemplo a falta de elementos essenciais à vida.
Hoje eu estava assistindo ao horário político e vi na propaganda de certo candidato algo que me deixou completamente indignada. Sei que os candidatos têm que vender o seu produto, contando vantagem das boas ações que já fizeram pela comunidade, mas não deveriam fazer isso em cima de obrigações deles próprios.
Lembro que uma certa senhora, muito humilde por sinal, deu seu depoimento sobre a impossibilidade das suas visitas tomarem um banho em sua casa ou mesmo um café da manhã, pois ela e nem sua família tinham acesso à água tratada. Após a instalação de uma rede de captação de água, ela disse, sorrindo, que aquilo foi a melhor coisa que poderia ter acontecido.
Isso me causou uma indignação tamanha! Enquanto as pessoas sonham com prêmios da megasena, carros de luxo, viagens e mais viagens, uma vida de rei, há certas pessoas que sonham que algum dia terão água para tomar banho!
Algo tão essencial que se torna um privilégio. É como dar 50 centavos a um pobre para que ele compre um pastel de carne na lanchonete da esquina e saber que esse pobre deveria estar pagando 25 centavos, porque o imposto cobrado neste produto não está sendo revertido em seu benefício.
Mas um dia, um dia, e não penso em utopia, sairemos desta zona de rebaixamento, levantaremos a cabeça e não mais faremos malabarismos nos sinais vermelhos, nos curvando após o show em troca de esmolas e perante a indiferença de tantos outros.
Resumos Relacionados
- Dias De Verão
- Sexo - Mulheres Que Transam Com Animais
- Aquecedor De água A Gás Ou Elétrico?
- A Maneira Correta De Se Tomar Banho
- Cidadania?
|
|