Analfabetismo político
(pedro morais)
O analfabeto político prefere considerar que a política é apenas um debate no jornal das oito, um amontoado de panfletos e uma cara simpática na foto de uma urna eletrônica. Assistem aos casos de corrupção com a mesma consciência de quem vê uma novela, se quer conhecem ou acreditam que exista algum outro significado para a política e por isso não distinguem governo de estado, usam e abusam da comodidade de acreditar que a política é feita pelos políticos (especialistas e administradores) e não por todos nós, como define Marilena Chaui no livro "Convite à Filosofia" ao descrever o segundo significado de política.
O analfabeto político mal sabe que tudo o que é feito na política o atinge diretamente e que a atual situação política do cenário nacional só poderá ser transformada quando a população deixar de lado a mania do “não querer saber” que faz com que o país fique a mercê de políticos corruptos que massacram a ética por saberem que o destino final de suas ações é a impunidade.
Já os falsos políticos que se lambuzam de poder e autoritarismo, gozam de plena autonomia, pois os “cidadãos” que os elegeram não tem consciência de seus deveres e direitos e vendem sua própria cabeça a troco de nada. E seguem alienados, usando e abusando do paradoxo indissolúvel que perturba ainda mais a manifestação política em seu sentido maior. Por isso o país se afoga cada vez mais em um mar de miséria cultural, opressão e ignorância, enquanto se diverte no ilusório e hipócrita “circo” do futebol e do carnaval.
Resumos Relacionados
- O Voto Que O Político Malandro Quer..
- Política - Significado
- Política X Políticos
- Conceito Da Palavra Politica - Paradoxo?
- P
|
|