Análise do trecho "Lembrar-se" de Clarice Lispector.
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Lembrar-se
Escrever é tantas vezes lembrar-se do que nunca exixtiu.Como conseguirei saber do que nem ao menos sei? assim: como se me lembrasse.Com um esforço de "memória",como se nunca tivesse nascido.Nunca nasci,nunca vivi,mas eu me lembro,e a lembrança é em carne viva.
LISPECTOR,Clarice. Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco,1999.
No trecho "Lembrar-se" a autora Clarice Lispector revela o sentimento de muitas pessoas,ou melhor de muitos escritores.
Há pessoas que escrevem textos falando de si mesmo e citando um "outro" como pseudônimo ou fictício como uma forma de não ser esquecido pelo tempo.
Pode-se pensar também que quando escrevemos sobre algo que nunca vivemos esteja ali implícito,o desejo de ter vivido tal emoção ou sentimento no presente ou passado,dessa forma o escritor torna-se-ia por alguns instantes o dono do seu próprio destino.
Muitos se prendem a um passado infeliz e por isso,escrevem como se fosse uma fuga e dessa maneira nasceriam de novo.
Por outro lado,escrever sobre algo que nunca se viveu,poderia se viver um presente idealizado com as rédeas que se quer encaminhar a própria vida.
É raro alguém no auge de suas melhores realizações pensar que está nascendo nesse momento,pois está de certa forma vivendo algo que se desejou.
As pessoas independente do fato de serem conhecidas ou não,escrevem para não ser esquecidas e nesses escritos buscam suas realizações ou libertações,exemplo disso são os diários e textos de memórias.
Nas últimas linhas do poema,"Lembrar-se" a autora escreve que nunca nasceu,nunca viveu,mas se lembra e a lembrança é em carne viva.
Portanto, escrever na forma de poemas e textos confessionais,seria uma busca a algo que gostaria de ter vivido,é acreditar nisso enquanto se escreve,sentir-se livre e dono do seu destino.
Lembra-se é unicamente uma forma de manter-se vivo,mesmo após a morte,muitos lembram-se para não esquecerem que precisam ser lembrados.
A ficção nesse contexto se mostra a partir de algo que não é real,não vivenciado,mas presente em tantos textos de caráter ficcional das narrativas confessionais, como este trecho de Clarice Lispector.
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