Dislexia, disortografia e disgrafia.
(Rosa Torres)
Principais manifestações da dislexia nas competências da leitura e da
escrita
Durante a infância podem verificar-se alguns atrasos, nomeadamente no que respeita
à aquisição da linguagem, quando a criança começa a dizer as primeiras palavras mais tarde do que o habitual e a construir frases tardiamente; ou quando a criança tem dificuldades em pronunciar algumas palavras e apresenta uma linguagem “abebezada”; ou ainda quando manifesta dificuldades em memorizar e acompanhar canções infantis e a rima de lenga-lengas.
Já na idade escolar constata-se alguma lentidão na aprendizagem dos mecanismos da leitura e dificuldades em ler já que: apresenta muitos erros e incorrecções; a velocidade de leitura é inadequada para a sua faixa etária; salta linhas e apresenta dificuldades na rima das palavras, entre outras. Na escrita apresenta múltiplos erros ortográficos, uma caligrafia deficiente e lacunas na construção frásica. Geralmente demora muito tempo a realizar os trabalhos de casa (uma hora pode render apenas dez minutos, por exemplo).
Assim, na leitura e na escrita a dislexia manifesta-se em: 1) atraso na aquisição das competências da leitura e da escrita; 2) dificuldades acentuadas ao nível da consciência fonológica; 3) leitura silábica, muitas vezes hesitante, sem ritmo, com incorrecções e erros de antecipação; 4) velocidade de leitura lenta para a idade e nível escolar; 5) omissão ou adição de letras e/ou sílabas, como por exemplo: famosa-fama, casaco-casa, etc; 6) confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças subtis de grafia ou de som, como por exemplo: a-o, o-u, a-e, p-t, etc.; 7) confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia semelhante mas com diferente orientação, como acontece entre: b-d, d-p, d-q, etc.; 8) inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras (ai-ia, per-pré, fla-fal, etc.); 9) substituição de palavras por outras parecidas mas com significado diferente (saltou-salvou, cubido-bicudo, etc.); 10) substituição de palavras inteiras por outras semanticamente próximas; 11) problemas na compreensão semântica e na análise compreensiva de textos lidos; 12) dificuldades em exprimir as suas ideias e pensamentos em palavras; 13) dificuldades na memória auditiva imediata; 14) letra, muitas vezes, ilegível, já que surge rasurada, disforme e/ou irregular.
A dislexia surge, algumas vezes, associada a outras perturbações, de entre as quais destacamos:
§ a disortografia, uma perturbação que afecta a escrita e se traduz pela dificuldade persistente e recorrente na capacidade para compor textos escritos, sobretudo na composição, estruturação e organização;
§ a disgrafia, a perturbação de tipo funcional na componente motora do acto de escrever que afecta a qualidade da escrita. Caracteriza-se pela dificuldade na grafia, no traçado e na forma das letras que surgem de forma irregular e disforme.
Muitas vezes as crianças disléxicas não gostam de ir à escola nem de realizar tarefas relacionadas com ela; distraem-se com muita facilidade e, habitualmente, não apresentam resultados escolares condizentes com as suas capacidades intelectuais, apresentando, melhores resultados nas avaliações orais do que nas escritas.
Apesar das dificuldades revelam bastante imaginação e criatividade, evidenciando capacidades acima da média em áreas que não exijam a leitura e a escrita, como o desenho, a pintura, a música ou o desporto.
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