Tipos de dislexia
(Rosa Torres)
Os tipos de dislexia
Inicialmente o termo dislexia estava ligado à noção de perturbação neurológica provocada por um traumatismo adquirido, com perturbação do cérebro. Todavia, à medida que se foram realizando estudos em sujeitos com dificuldade e/ou incapacidade de aprendizagem da leitura, foi-se percebendo que esta perturbação afecta indivíduos com inteligência normal ou mesmo superior, sem problemas neurológicos ou físicos evidentes, o que está de acordo com a definição de dislexia já apresentada.
Este esclarecimento permitiu distinguir a dislexia adquirida (por traumatismo ou lesão cerebral), da dislexia evolutiva ou de desenvolvimento (por défice de maturação). No primeiro caso, o indivíduo que já tinha aprendido a ler e a escrever correctamente, perdeu essa capacidade após uma lesão ou trauma. No segundo caso, o indivíduo manifesta desde o início da aprendizagem problemas na aquisição da leitura e da escrita.
Na verdade, a multiplicidade de estudos realizados sobre a dislexia levou a que se considerasse a existência de diversos subtipos. Um desses subtipos foi designado como perturbação auditivo-fonológica , outro diz respeito aos problemas visuoespaciais e um terceiro, misto, considera a existência de ambos os problemas.
Rosa Torres et al. explicitam que através da análise qualitativa dos padrões de leitura se podem encontrar três padrões de disléxicos: os «disfonéticos», os «diseidéticos» e os «aléxicos».
A dislexia «disfonética» ou auditiva, a mais frequente, tem como principal característica a dificuldade de integração letra-som, ou seja, a soletração não se assemelha à palavra lida (troca, por exemplo, a palavra pasta por mala).
A dislexia «diseidética» ou visual caracteriza-se por ser uma deficiência primária na percepção das palavras completas. Assiste-se há troca de uma palavra ou fonema por outra com um som semelhante, por exemplo apartar por apertar.
Os sujeitos com dislexia «aléxica» ou visualauditiva têm dificuldades na análise fonética das palavras, na percepção das letras e de palavras completas. Isto acarreta uma quase total incapacidade para a leitura.
Finalmente, foram ainda identificados dois subtipos de dislexia do desenvolvimento: a «audiolinguística» e a «visuoespacial».
Os indivíduos com dislexia audiolinguística apresentam “um atraso na linguagem, perturbações articulatórias – dislalias -, dificuldades em nomear objectos - anomia – e erros na leitura e na escrita” devido a dificuldades na correspondência entre grafemas e fonemas. Os disléxicos visuoespaciais apresentam dificulades de orientação direita-esquerda, no reconhecimento de objectos familiares pelo tacto, fraca qualidade da letra (disgrafia) e erros na leitura e na escrita que indiciam falhas na codificação da informação visual (inversões de letras e palavras ou escrita invertida ou em espelho).
Resumos Relacionados
- Causas Da Dislexia Ii
- Dislexia, Disortografia E Disgrafia.
- Lidar Com Dislexia Adulta
- Dislexia - DistÚrbio De Aprendizagem
- Causas Da Dislexia I
|
|