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O que é a Filosofia?
(mica 68)

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  O que é a Filosofia?

A propósito da introdução da disciplina de Filosofia no ensino secundário, o Relatório Delors, ao apresentar o que designava como os pilares da educação, para além dos três princípios clássicos – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser – apresentava um quarto princípio, que foi considerado de valor fundamental para a manutenção e desenvolvimento da vida humana: aprender a viver juntos. Para a Comissão responsável pelo referido relatório, este novo pilar educativo corresponde ao reconhecimento da necessidade de formar jovens num horizonte de compreensão e interdependência mútua da humanidade e da identificação do valor próprio de cada estrutura comunitária e cultural. Reconhecer o valor das diferenças e estar consciente do seu contributo específico para o património da humanidade, é visto como um imperativo que sustentará o nosso futuro possível.
          A introdução sistemática da Filosofia na formação geral do ensino secundário, releva de uma concepção desta disciplina de que decorrem três funções essenciais: “permitir a cada um aperfeiçoar a análise das convicções pessoais; aperceber-se da diversidade dos argumentos e das problemáticas dos outros; aperceber-se do carácter limitado dos nossos saberes, mesmo dos mais assegurados”.
          A Filosofia seria a disciplina que permitiria aos alunos aprender a reflectir, a problematizar e a relacionar diferentes formas de interpretar o real.
         
          Esta posição perspectiva um paradigma filosófico ligado a uma concepção de Filosofia como uma actividade de pensar a vida, não como um mero exercício formal, antes como o exercício pessoal da razão, desenvolvendo uma atitude de suspeita, de crítica sobre o real dado e, simultaneamente, como fomentador de um posicionamento compreensivo, integrador e visualizador de uma transformação do mundo.
Contudo, se a actividade filosófica e os seus objectivos são tão relevantes não podemos deixar de nos interrogar: por que razão a Filosofia surge tão tardiamente no currículo escolar?
          Durante décadas a Filosofia foi mantida distante da criança e dependendo da abordagem pedagógica e antropológica que fizermos, ela deveria mesmo estar afastada.

O problema não parece ser simples: para alguns, a racionalidade necessária à elaboração do pensamento filosófico ainda não estaria presente (pelo menos nas primeiras fases da infância), enquanto para outros a capacidade de indagação, questionamento e perplexidade necessários à prática filosófica se mostra com toda a espontaneidade precisamente na criança.



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