Lixoatividade - Parte II
()
(CONTINUAÇÃO DA PARTE I)
Se você assume que é lixoativo, você só tem a ganhar! Esse processo de transição mental é quase uma evolução darwiniana. Um dia você dorme 'consumidor secundário/produtor de resíduos' e acorda, no outro dia, uma pessoa renovada, totalmente lixoativa! Até a tabela periódica vai ter inveja de você...
Você nunca mais será inocente, e vai começar a se preocupar para onde vai o cocô que você emitiu para a mãe natureza. Vai sentir tristeza profunda quando descobrir que a natureza, a depender da quantidade de merda que você emitir e do lugar para onde vai essa merda, poderá reciclá-la ou não. Por isso, antes de faltar na sua casa, ou melhor, na sua vida, na sua história, o que já está faltando em muitos lugares do planeta, desde a essencial água potável até o grão nutritivo de uma planta que foi cultivada em um solo, considere sua lixoatividade!
Nossa vida curta sobre a face da Terra é uma espécie de maldição, porque permite que usemos e abusemos dela sem necessariamente sofrermos as consequências da lixoatividade desenfreada. As futuras gerações pagarão por nosso descaso. O que me alivia a consciência é que as catástrofes estão globalizadas, seguindo o ritmo do nosso capitalismo. A lixoatividade do norte vai atingir o sul, a do leste vai alcançar o oeste. Assim, o sistema 'planeta Terra' vai entrando em equilíbrio, e distribuindo melhor os castigos. E todo dia criamos inúmeras maneiras de diversificar e gerar catástrofes locais.
Atualmente o meu estilo de vida, como cidadão essencialmente urbano, é complexo e insustentável. O planeta talvez não tenha capacidade suporte para me suportar, ultimamente não estou me autosuportando. Está cada vez mais insustentável pensar em sustentabilidade. É insuportável viver tão complexamente e necessitar de tanta coisa para se viver 'bem'. Poderia ser mais simples, mas, devido ao aprisionamento e limitações de um sistema que governa as sociedades humanas há séculos, fica difícil voltar a viver harmoniosamente com a natureza. Primeiro, muitos como eu, não possuem terra; segundo, terra com reserva de biodiversidade é coisa de rico que resolveu ganhar com ecoturismo, terceiro, fica difícil sobreviver com apenas matéria-prima com tantos bens de consumo industrializados em mãos; e por último, alguém se arriscaria a lutar comigo em uma marcha pelos esvaziamento das cidades e redistribuição da população no campo? Resposta: só os meus fãs muito doidos.
Por hoje é só. Vou dormir e elaborar um plano psíquico (sonhar) para que amanhã minha lixoatividade seja drasticamente menor do que a de hoje.
Resumos Relacionados
- Pare E Pense. A Natureza Agradece
- S.o.s Planeta Terra
- Resposta Do Mundo
- Michael Jackson
- O Globo
|
|