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O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática?.
(PIMENTA; S.G.)

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Estágio Supervisionado Obrigatório: Uma Experiência Na Educação Infantil E Séries Iniciais Da Educação Básica
Tendo em vista que o estágio supervisionado constitui uma das fases mais importantes na vida acadêmica dos estudantes de licenciatura, e cumprindo as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a partir do ano de 2006 um novo projeto pedagógico, o qual apresentou a proposta de estágio supervisionado da licenciatura com o objetivo de oportunizar ao aluno a observação, a pesquisa, o planejamento, a execução e a avaliação de diferentes atividades pedagógicas. Até que ponto o estágio supervisionado proporciona a integração do domínio de conhecimentos entre teoria e prática?
O estágio supervisionado proporcionar ao licenciado o domínio de instrumentos teóricos e práticos necessários ao desempenho de suas funções. Especificamente busca-se, através dessa prática,ofavorecer a vivência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no curso, bem como, favorecer por meio da diversificação dos espaços educacionais, a ampliação do universo cultural dos estagiários. Outros objetivos previstos nessa proposta são desenvolver habilidades, hábitos e atitudes pertinentes ao exercício da docência e criar condições para que os estagiários atuem com maior segurança e visão crítica em seu campo de trabalho.
Será um passo importante ao estagiário poder se deparar com a realidade social da educação e, a partir deste contato, começar a preparar o seu futuro como profissional da educação.
IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O estágio supervisionado torna-se importante no processo de formação docente, pois proporciona aos futuros professores, em especial aos alunos da graduação, um contato imediato com o ambiente que envolve o cotidiano de um educador. Foi a partir desta experiência que os alunos começaram a se perceberem como futuros professores, ou seja, pela primeira vez enfrentando o desafio de conviver, falar e ouvir, com linguagens e saberes diferentes daqueles de seus campos específicos (PIMENTA, op cit, p. 40).
O estagiário durante sua permanência na escola verifica como é o ambiente escolar, a sala de aula, como acontece o processo de interação entre professor e aluno. Observações criteriosas proporcionaram aos futuros professores noções de como se dá o ensino-aprendizagem nos primeiros anos da educação básica. Posteriormente, durante o exercício da profissão, os saberes construídos durante as experiências do estágio, proporcionará a estes docentes a possibilidade de ministrarem seus conhecimentos de forma a facilitar a aprendizagem de seus alunos de maneira clara e concisa.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
A realização do Estágio Supervisionado constituiu uma experiência interessante, fato que contribuirá para a aplicação da disciplina, evitando situações extremas de tratamento dos assuntos em sala de aula, facilitando assim, o processo de aprendizagem.
Deve-se destacar ainda, as dificuldades encontradas na realização do Estágio Supervisionado.
Em virtude de ser uma disciplina nova, e também pelo fato de que as instituições de ensino não estavam acostumadas a receberem alunos, verificou-se que as escolas não estão suficientemente preparadas, ou não têm muito interesse, para coordenar alunos, dificultando assim a permanência em salas com professoras regentes.
De forma geral, pode-se afirmar que a disciplina Estágio Supervisionado vem completar a formação docente do estudante, suscitando novas discussões acerca do seu ensino e o aprimoramento do campo de análise do aluno em formação.
A prática não pode ser inventada pela teoria, os saberes adquiridos durante a formação acadêmica são, apenas, os alicerces para a construção desta prática. A formação docente é um eterno fazer-se. A cada dia no exercício da docência há momentos de contínua aprendizagem, de trocas de saberes entre seus colegas de profissão e entre seus alunos, isso porque como seres humanos estamos em constante construção.
A prática docente é uma atividade imprescindível na construção de saberes. Como uma atividade social, a expectativa dos estagiários, também, circula em torno de questionamentos, comuns, a cerca da realidade social de seus futuros alunos. Os mesmos se questionam se estarão preparados para lidar com situações como a deficiência física, a fome, a violência doméstica, entre outros problemas reais que possam vir a dificultar o processo de aprendizagem de seus discentes.
Diante desses percalços, os futuros professores são confrontados com a necessidade de definirem novos saberes e práticas. O estágio como uma pré-atividade docente abre aos alunos a possibilidade de se confrontarem com tais realidades, de modo que possam desde então edificar percepções que num futuro próximo lhes proporcionem o exercício de uma prática docente que seja, de fato, humana e justa.

REFERÊNCIAS

BRASIL - Lei nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, especialmente os arts. 61 a 65 e art. 67.
PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática?. 3.ed. SãoPaulo: Cortez, 1997.



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