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“Utopia e Paixão: a política do cotidiano”
(Roberto Freire ; Fausto Brito)

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    Os autores colocam que desconhecem qualquer mudança comportamental duradoura, que tenha sido conquistada do geral para o particular, do social para o pessoal. Reportam-se aos fatos históricos para consubstanciar seus argumentos.
    Acreditam que somente nas relações interpessoais é que seja possível uma mudança comportamental eficaz e é esta que realmente contribuirá para a liberdade (felicidade) da pessoa humana.  Do pessoal para o social, muito mais do que uma “liberdade” imposta, doada ou emprestada por aqueles que detêm o poder político e econômico; massificando, no sentido de despersonalizar os indivíduos.
    Todavia, crêem que somente a busca desta liberdade pessoal não seja o suficiente. Esta só será saudável se vier acompanhada da busca da liberdade coletiva. Como os próprios autores colocam: “buscar a liberdade individual e a coletiva são dois processos que só fazem sentido quando se unificam”.
    Portanto, indiretamente, abordam o valor da relação professor aluno no campo educacional, tendo esta um valor muito grande como promotora de uma nova conduta social. A importância da busca do equilíbrio entre os interesses pessoais e a nossa responsabilidade social.
    Entretanto, esta responsabilidade social deve ser desenvolvida com base em uma relação democrática entre professor e aluno, não havendo espaço para dogmas e nem argumentos impostos. A propósito, Freire e Brito mencionam:
“E tornamos a frisar que a liberdade coletiva não é algo massificado, e sim a convivência de múltiplas formas de ser livre. Liberdade coletiva, sim, mas no plural, inclusive podendo haver conflito entre as diferentes formas de ser livre ”.
    Concluindo, os autores estão escrevendo um capítulo de como seria possível conciliar a busca da liberdade individual com a conquista da liberdade coletiva. A busca desta conciliação é imprescindível, pois liberdade individual e coletiva vividas equilibradamente, contribuem para a construção de uma sociedade mais justa socialmente.
 



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