Pluralidade Cultural no Sistema Escolar
()
O modelo de escola que temos hoje no Brasil surgiu e desenvolveu-se a partir da cultura européia colonizadora. Assim como essa cultura se sobrepôs às culturas dos povos nativos das regiões colonizadas, isso aconteceu também no sistema escolar. Os colonizadores, inclusive, valeram-se da escola para dissimular e justificar suas injustiças e barbaridades.Por outro lado, a escola também sofreu influência do fordismo, passando a ser vista como um sistema em busca de sua máxima eficiência. Esta racionalização do ambiente escolar certamente contribui para que os alunos fossem tratados de forma padronizada e homogeneizada.Por estes fatores, além do individualismo em que se baseia nossa sociedade capitalista, as escolas sempre tiveram grande dificuldade em lidar com a pluralidade e a diferença, o que parece estar começando a mudar, pelo menos em teoria. No currículo escolar, o grupo social que mais representa a si mesmo e aos outros é a comunidade intelectual detentora do conhecimento científico. Este grupo social, normalmente é formado por indivíduos de classes sociais privilegiadas, que vivem numa realidade urbana e tecnologicamente desenvolvida.Há também, à margem dessa realidade os grupos sociais que vivem nas periferias e área rurais, com pouco acesso ao saber científico. Estes são representados pelos primeiros no currículo, mas só representam a si mesmo, quando eventualmente chegam a participar do universo escolar como alunos ou professores. Temos ainda os povos das regiões distantes e isoladas que são pouco representados no currículo e, quando o são, é de forma superficial e estereotipada.Historicamente, quanto mais excluídos e marginalizados os grupos sociais, étnicos e raciais, mais distorcida é sua representação, como por exemplo acontece com os índios, negros e comunidades rurais.
Resumos Relacionados
- Insucesso Escolar
- Entender A Educação Por Meio Da História
- O Tempo Histórico Nas Primeiras Séries Do Ensino Fundamental
- Sociedade E Currículo
- Valores, PrÁticas Culturais E EducaÇÃo
|
|