Novas TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
(Julio Cabero Almenara - Nuevas Tecnologías Aplicadas a La Educación Copyright year: 2007)
Texto original: Julio Cabero Almenara - Nuevas Tecnologías Aplicadas a La Educación Copyright year: 2007.
Tradução: Sebastião Jacinto dos Santos
1. Introdução
A humanidade tem passado por várias revoluções tecnológicas que aproximadamente vai desde o agrícola e artesanal para industrial, pós-industrial e informação ou conhecimento, que é onde nós encontrar hoje. Mesmo assim, discutiu as características características distintivas que a empresa, apuntémoslo desde o início, que a agricultura foi marcada pelo uso da força animais, rotação de culturas, a automação da agricultura e
a seleção das sementes, e industrial, o desenvolvimento das indústrias têxteis e siderurgia, a utilização da energia a vapor, eo aparecimento energia elétrica, a corrente, adotada como um elemento básico do desenvolvimento tecnologias da informação. Por outro lado, nunca como agora, a tecnologia tinha tinha tanta presença e significância. E, evidentemente, podemos dizer que se existe um atributo distintivo da sociedade em que atuamos é o ponto de vista tecnológico no mercado doméstico, no cultural e política, unindo o tradicional com as novas técnicas, e onde ele começou a falar do futuro será o foco na convergência tecnologias. Convergência, que excedam a mera soma das suas partes, atingiu novos cenários e novas linguagens expressivas. Feitos esses comentários, vamos perguntar: o que entendemos por sociedade da informação?
2. Como podemos definir a sociedade da informação?
A autoria da menção de "Sociedade da Informação", é atribuído ao trabalho realizado durante os anos setenta, tanto pelo estadunidense Daniel Bell e pelo frances Alain Touraine, mas também É verdade que a sociedade preferiu usar o termo "pós-industrial" Joyanes (1997) resumiu em seu trabalho chamado "ciber", o impulso dado uma série de relatórios para a sua realização, e entre O relatório coloca esses "Noras e Mine" (1980), que foi encomendado pelo Presidente da República Francesa, Valéry Giscard D'Estaing ao Inspector-Geral Finanças em 1976, o trabalho do Clube de Roma "na microeletrônica e da sociedade 1982, com o sugestivo título de "Microelectronics ea sociedade, para melhor ou mal ", o relatório" Al Gore "na infra-estrutura da informação EUA de 1993, eo relatório "Bangemam" também conhecido como "A Europa ea sociedade global Informação. Recomendações ao Conselho da Europa "em 1994, encomendado pelo Grupo de peritos da Comissão Europeia, sob a presidência do Comissário Bangemann. Sua importância é tal que a própria ONU organizou duas Cúpulas Mundiais Sociedade da Informação (http://www.itu.int/wsis/index-es.html), em Genebra (2003) e Túnis (2005), para discutir seus problemas. As definições foram oferecidas são diversificadas, e que a tabela de oferta Aqui, a título de exemplo, alguns dos quais foram feitas.
"... Um estágio de desenvolvimento social caracterizado pela capacidade dos seus membros (Cidadãos, empresas e governo) para obter, compartilhar e processo qualquer informação por computador instantaneamente, a partir de qualquer lugar e do jeito que você preferir” (Comisión Sociedad Información, 2003, 5).
Uma sociedade onde "... todos possam criar, aceder, utilizar e partilhar informação e conhecimento às pessoas, comunidades e povos a desenvolver seu pleno potencial e melhorar sua qualidade de vida de uma maneira sustentável. " (Unión General de Telecomunicaciones (2003, 4)...
Resumos Relacionados
- Tecnologia: Fator Determinante No Advento Da Sociedade Da Informação?
- Evolução Da Sociedade E A Formação Da Sociedade Da Informação
- O Advento Da Sociedade Pós-industrial
- Da Sociedade Pós-industrial A Pós-moderna - Novas Teorias Sobre Mundo
- Www.shvoong.com
|
|