O MISTÉRIO DAS VIRGENS NEGRAS
(Rafael A. Herrera)
Em artigo da revista "AñoZero" encontramos um relato sobre as deusas que chegaram das estrelas na forma de meteoritos adorados como geradores da vida e que deram origem ao culto às deusas mães pré-históricas. Os esoteristas da Idade Média usaram a cor negra nas imagens da Virgem com base nas deusas antigas e suas sucessoras pagãs: Isis, Cibele, Belisana ou Artemisa - figuras da Grande Mãe ou Deusa Terra. A substituição e adaptação de cultos antigos à Mãe Terra praticada na Europa céltica deu origem ao culto utilizando a cor negra na figura da Virgem, cujas origens remontam às religiões da antiguidade ou anteriores a elas. Sua representação na cor negra corresponde ao símbolo da fonte da vida.
As principais características das Virgens negras são: - apresentam, apesar da antiguidade das imagens, cor negra uniforme não só no rosto, mas nas mãos também. A vestimenta e o trono são policromados em azul, branco, vermelho e dourado, e às vezes com acessórios em ouro. Sabe-se que essas imagens eram cuidadosamente lavadas com vinho em um estranho ritual. Embora haja muitas cópias de um mesmo modelo, todas tem semelhanças características: - são de madeira e pertencem ao século XI, XII e até do século XIII. Em geral estão em pé ou sentadas em assento sem encosto. Tem uma criança no colo e olham fixamente para um ponto à sua frente. Seu rosto não reflete nem ternura nem compaixão. Tem um aspecto hieriático, oriental semelhante às divindades egípcias. Isso as diferencia das Virgens Românicas da mesma época com traços semelhantes às mulheres do seu país. Os traços da Virgem negra denotam trabalho esmerado, o que não ocorre com a criança que levam, como se o autor desejasse ressaltar a importância da Mãe. Todas tem a mesma dimensão: 70 cm de altura, 30 cm de largura e 30 cm de base na estátua. Os lugares onde eram colocadas desde a mais remota antiguidade correspondiam a lugares de divindades pagãs, adotando uma forma cristã. Ficam próximo fontes, poços, árvores ou pedras com algum significado sagrado pré-cristão. As edificações dos santuários obedeceram a um caráter esotérico iniciático que pode ser verificado através de lendas e milagres. Os rituais são semelhantes aos católicos, porém às Virgens Negras, os círios eram sua homengem eram sempre verdes; a estátua era colocada sobre uma pedra fora da Igreja nas procissões e havia o uso do vinho nas cerimônias.
Há grande número de virgens Negras pelo mundo. o maior número está na França: (Aix-en-Provence, Arceau, Chartes, Clermont Ferrant, Dijou, Toulouse, etc); na Espanha (Virgen de la Regla - em Cádiz; Atocha em Madrid; Candelária em Teneriffe; La Virgen de Moujia em Toledo; Virgen de la Peña em Salamanca, etc. Na América há diversas, sendo que o autor inclui Nossa Senhora Aparecida no Brasil entre as Virgens negras. Em síntese, chama a atenção para o detalhe de que seus criadores teriam colocado nas imagens uma soma de conhecimentos como um desafio a uma busca pessoal, iniciática, que apesar das dificuldades está ao alcance de todos.
Resumos Relacionados
- Asas De Isis
- Pele Negra, Máscaras Brancas
- Negras Raízes
- Famílias Negras Na América Branca
- A Vida Secreta Das Abelhas
|
|