Ronda do Quarteirão
(Francisco Silverio)
O Ronda do Quarteirão constitui um programa implementado na política de segurança pública do Estado do Ceará em novembro de 2007, cuja área de atuação se deu inicialmente em 5 áreas piloto da grande Fortaleza; depois as ações do programa foram integralizando todo território da capital cearense e daí implantado nos municípios de Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu. As ações do projeto vêm moldar as práticas policiais em uma nova modelagem da atuação policial no sentido de humanizar a abordagem e o trato com os cidadãos.
Nesse sentido, a adoção de medidas estratégicas do programa visa redimensionar o exercício do fazer polícia, amparado por convenções oficiais como: normas; valores; códigos; consentimentos e práticas. Nesse turno, as mudanças iniciais são perceptíveis no fardamento, além do investimento da frota pela aquisição de viaturas Hilux SW4 no valor estimado de 165 mil reais cada, o que presumiria gastos de mais de 70 milhões em viaturas para implementação do projeto. Assim, tais investimentos e aparato vêm desmitificar a afirmação de que existia a “polícia do luxo” e a “polícia do lixo”.
Em resposta a essa insatisfação popular, os policiais estão mais presentes nas comunidades; diminuindo a sensação de insegurança dos moradores nas áreas onde o programa foi implantado. Logicamente que os desafios e limites desse cenário de mudanças converge com suas múltiplas situações política e institucional e ao mesmo tempo inerente ao campo da segurança pública.
Resumos Relacionados
- Socorrooooooooooooo!
- Uma Aventura Na Habitação
- Conceito De Segurança Pública
- Pontos De PolÍcia ComunitÁria
- A InseguranÇa Publica No Brasil
|
|