O PROGRAMA ESPORTIVO LÚDICO ESCOLAR - PELÉ
(Guilherme Pessoa Franco de Camargo)
O PROGRAMA ESPORTIVO
LÚDICO ESCOLAR - PELÉ
O rei Pelé aproveitou o mês em que completa 70 anos
para divulgar o Programa Esportivo Lúdico Escolar, aulas voltadas ao
aprendizado de atividades físicas e de esporte, com foco em toda a rede de
ensino fundamental e média brasileira.
O Idealizador e atleta do século - Edson Arantes do
Nascimento informou que o programa também pretende obter o aprofundamento dos
estudos voltados aos benefícios decorrentes das práticas esportivas; divulgar
os ramos profissionais interligados aos esportes; a função do esporte dentro da
sociedade; solidificar os comportamentos e princípios morais e éticos
decorrentes da prática desportiva, tais como: a competitividade, respeito,
lealdade, disciplina, espírito de equipe, companheirismo.
O Programa contou com a análise e revisão da MAGMA
Educacional e Rede de Ensino Desportivo / Rede Anhanguera. Os temas foram
divididos em 12 (doze), cada um abordando aspectos ímpares sobre os esportes,
havendo 2 (dois) módulos. Os temas são: Esporte e Cidadania; Saúde e Esporte;
Profissões e Oportunidades; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Esportes
Olímpicos. Já no módulo técnico-esportivo o conteúdo está dividido em: Jogos
Educativos, Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol e Judô.
Na manhã da sexta-feira, dia 15, a imprensa e autoridades
no setor, Pelé afirmou que:
“É um
grande sonho que vejo realizado. Quando era moleque, meu pai só me deixava ir
ao campinho jogar se tirasse boas notas do colégio. Tive essa disciplina em
casa.”
O Programa Esportivo Lúdico Escolar será utilizado
também para o aumento da inclusão social através do esporte, sendo que o aluno
poderá contar com vídeo aulas, materiais impressos e site interativo, com
textos e atividades lúdicas. Cada aluno receberá uma senha particular para o
acesso específico e condizente a sua faixa etária. Os professores terão a
liberdade de inserir a comunidade local nas atividades.
A despeito das vídeo aulas existirão professores
nas salas de aulas que transmitirão os seus conhecimentos aos alunos, sendo que
após o processo de aprendizagem inicial estes professores passarão a
desenvolver o papel de mediadores dos conteúdos virtuais e fixadores dos
conhecimentos adquiridos.
Os temas serão adaptados as diferentes faixas
etárias, compreendidas entre desde o ensino fundamental ao médio, de forma a
manter o interesse dos alunos pelos assuntos dentro e fora da sala de aula.
Para fazer parte do programa, as escolas devem
firmar parceira com o projeto, sendo disponibilizado o material educativo e a
capacitação de professores.
O modelo do projeto foi extraído de outros
aplicados com sucesso em países como Estados Unidos (EUA), Cuba e Alemanha.
O Programa é sem dúvida significante e representa a
primeira figura pioneira e didática, ao menos no Brasil, efetivamente voltada
ao desenvolvimento pleno do esporte, em harmonia com os conteúdos educacionais
tradicionais. É certo apontar também que haverá a explosão de cursos e
especializações voltadas ao esporte, em todos os níveis de ensino, tendo em
vista a demanda. O cenário apresentando, bastando observar a região de
Campinas, ainda é precário, como bem afirmou Pelé, quando se referia as cidades
brasileiras, que deverão correr contra o tempo, para obterem a infraestrutura
necessária para oferecer o suporte aos Jogos que se avizinham.
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Fontes:
http://www.portalrede.com.br/
http://www.espbr.com/
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