A Pimenta e suas qualidades 
(davi sander)
  
A pimenta possui capsaicna (responsável pela sensação de queimação na boca e pelo calor e suor).
 Ela está presente em pimentas do gênero capsicum (malagueta, dedo-de-moça, tabasco, jalapeño, Cambuci, caiena e pimenta-de-cheiro).
 
 -Se a pessoa tem gastrite, síndrome do intestino curto ou alergia a componentes da pimenta, seu consumo não é recomendado. Fora isso, não há problema algum. O máximo que acontece é arder à boca. 
 -Não importa a forma de consumo (crua cozida ou em conserva). O importante é ter o ardor, o que
 significa a presença da capsaicina, que é o principio ativo.
 
 -Outra característica: a pimenta faz com que o corpo libere endorfina, o hormônio do bem-estar, o mesmo que entra em ação depois da pratica de atividades físicas.
 
 Curiosidades:
 
 -Para diminuir o ardor da pimenta não vale beber água gelada, pois a capsaicina não é solúvel em água. Bebê-la só faz espalhar o ardor pela boca. O melhor é comer pão, ou tomar leite ou iogurte, pois a caseína, proteína de produtos lácteos, neutraliza os efeitos.
 
 -Comer pimenta não pode causar gastrite ou ulcera, bem pelo contrário, os capsacinoides protegem a mucosa gástrica e inibem o crescimento da bactéria causadora dos dois males.  
 
 -A pimenta velha arde mais que a pimenta nova, pois uma vez colhida a pimenta começa a secar, sua superfície superior se aproxima da placenta, onde se concentra a capsaicina. Logo, quanto mais seca, mais concentrada é a pimenta.
 
 -A pimenta funciona como expectorante quando consumida e estimula a mucosa gástrica e aumenta as secreções do sistema respiratório, atuando assim contra os resfriados.
 
 -Comer muita pimenta pode causar dor na hora da evacuação.Embora o intestino delgado, o estomago e o fígado trabalhem na eliminação da capsaicina e da queimação que ela provoca, o exagero vai causar a permanência da substancia até o fim do sistema digestivo.
 
 -A pimenta não é um alimento afrodisíaco, a sua ingestão provoca no corpo a liberação de endorfina, hormônio do bem-estar, que não tem nada a ver com o desejo sexual.
 
 Os efeitos da pimenta e do sexo é que são parecidos: dilatação dos vasos sangüíneos, aumento do ritmo cardíaco e do suor. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- A Pimenta E A Dor De Estômago
  
  
- Pimento (pimenta Da Jamaica) - O Spice De Four-in-one (pimento (allspice)- The Four-in-one Spice-por
  
  
- Tortilha Com Ovos E Queijo
  
  
- Os Benefícios Das Pimentas
  
  
- Hortelã
  
 
 
 | 
     |