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Bauhaus
(Louise Brannan)

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Na década de 1920, após vários esforços prévios, deu-se a aproximação ente arte e indústria, através da mais famosa escola de arquitectura e design no século XX. Situada em Weimar, na Alemanha, a Bauhaus (nome completo Staatliches Bauhaus ou "Casa Estatal da Construção") foi fundada por Walter Gropious, numa tentativa de criar um novo estilo de design para a "moderna" era industrial. O estilo, único no facto de que foi o primeiro a incorporar com sucesso teorias industriais modernas, métodos e materiais num contexto de design, é agora conhecido simplesmente por "Bauhaus". Designers, críticos de design e fabricantes tinham já visionado melhorias no design de objectos fabricados por máquinas há algum tempo o que levou à formação da "Bauhaus". Um design simples e funcional era necessário: um que combinasse os aspectos positivos do Movimento Arts And Crafts e Arte Nova, ou seja, um estilo adequado a processos mecânicos mas também esteticamente agradável. Antes de 1900, um série de jogadas tinham sido feitas para alcançar o tal estilo falado. O Movimento Arts and Crafts, por exemplo, tinha-se livrado das más técnicas de design evidentes na exposição de 1851, em Paris. No entanto, a exclusão de métodos mecânicos, significou que o custo das obras custou a capacidade de captar o mercado em massa. Entretanto, a Arte Nova tinha subido um passo, fazendo um notável uso de máquinas na produção dos seus trabalhos de design. No entanto, as curvas e ondas do seu estilo significavam que objectos feitos por máquinas tinham ausência de um sentido de estilo ou gosto. Enquanto que a anterior reforçava o facto de que a practicidade e simplicidade devem ser de máxima importância para a formação do estilo "Bauhaus". Antes desta simplicidade ser alcançada, várias fases de experimentação foram evidentes. Para começar, os designs foram reduzidos às mais simples formas possíveis - chamado "Reducionismo". Tecnologias de produção foram também examinadas, na procura de explorar o novo aspecto "funcional" do estilo de design desejado. Os países europeus tenderam a olhar para a América para obter ajuda com isto, visto que era tecnologicamente mais avançada. Como resultado, Horatio Greenough tornou-se uma figura líder e foi, de facto, um dos primeiros expoentes do funcionalismo. Escreveu um livro chamado "Forma e Função", no qual argumenta que a função é o aspecto mais importante do design. Greenough baseou os seus princípios na natureza. Ele reconheceu o facto de que os animais são concebidos de acordo com o seu habitat e aplicou esta teoria ao seu próprio design. O Japão tornou-se uma influência importante para ele no final de 1880. À medida que estas descobertas eram feitas pelos designers, artistas da altura também concluíram que, reduzindo os objectos às suas formas subjacentes antes de pintá-los era a melhor abordagem a adoptar. O pintor francês Paul Cézanne foi especialmente conhecido pela sua utilização desta teoria. Ele argumentou que tudo poderia ser visto como um cubo, cone ou esfera, reduzindo os objectos às suas formas mais simples. Uma panóplia de artistas adoptaram esta abordagem, incluindo Picasso (cubista), P. Mondrian (reducionista) e Braques (cubista). Os construtivistas russos e futuristas também viram a máquina como o caminho a seguir no design. A Werkbund Alemã foi fundada em 1907, cerca de uma década antes da abertura da "Bauhaus". Tinham a intenção de educar os alunos e industriais da qualidade de produtos manufacturados. Eles visaram instaurar uma nova ética de design baseada na função e simplicidade. Um plano sistemático de estudo foi elaborado. Os alunos tiveram de investigar as qualidades básicas subjacentes a todos os objectos. Cor e ornamentação não deveriam ser considerados até ao fim. O curso foi dividido em dois, o Estudo da Forma (dirigido pelo artista Paul Klee) e o Estudo da Cor (dirigido por Wassily Kandinsky) - que limitou a cores primárias básicas e tons: vermelho, azul, amarelo, preto e branco. A "Bauhaus" por fim foi fechada pelos nazis em 1933 mas continua, até hoje, mundialmente conhecida pelos seus métodos de ensino de cursos, muitos dos quais eram revolucionários e definiriam as bases para a Idade Moderna.



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