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A MATEMÁTICA MODERNA
(Cleuziete Reis)

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Uma das principais demandas após a 2ª Guerra foi a de reformas nos sistemas de ensino. Os Estados Unidos se sentindo inferior a Rússia por causa da conquista do espaço, passam a investir muito mais na escolarização básica. Em 1952, nos EUA, uma comissão de Matemática Elementar, começa a preparar um novo programa, concebido como “currículo moderno” de matemática. Um programa orientado para as escolas secundaria entra em vigor, em caráter experimental, por volta de 1960. Esse programa dá base para o nascimento da chamada Matemática Moderna.Essa “nova matemática” ganhou espaço no mundo, e adquire contornos próprios da nossa realidade. Nos anos 80, novas obras: Matemática e Vida, Matemática e Realidade são algumas denominações de livros que pretendem trazer a disciplina para a vida cotidiana. No final dos anos 80 aos poucos foi se percebendo que ela não resolveu os problemas que dificultavam e ainda dificultam as aprendizagens.A manutenção do raciocínio lógico, encadeado, foi fazendo uma Matemática mais compreensível para alguns, mas pouco acessível para muitos. A linguagem, com nova e excessiva simbologia dificultou o entendimento de tema considerado simples.Hoje se discute uma nova prática pedagógica, inserida na visão de escola como tempo e espaço de formação de sujeitos socioculturais. O educando é considerado integralmente, levando em conta suas experiências. O processo de aprendizagem de resgate do sujeito, valorizando múltiplas dimensões da vida humana, como dimensões mentais, corporais, social e cultural.O centro da organização escolar é o educando, para ele se voltando aos tempos e espaços mais flexíveis em contraposição a uma organização rígida, cujo centro é o conteúdo pronto e acabado a ser transmitido. Assim a escola deve buscar a realidade do aluno para desenvolver processos de formação mais globais inserindo a aquisição de conhecimentos em processos pedagógicos, através de projetos de trabalho, complexos temáticos e atividades significativas, em contraposição ao ensino baseado em fatos, conceitos e princípios descontextualizados. É de suma importância perceber que a realidade é o ponto de partida para a realização de qualquer atividade humana e não poderia deixar de sê-lo na aprendizagem da matemática. A matemática é uma forma particular de organizar os objetivos e eventos do mundo. Pode-se estabelecer relações entre os objetivos do nosso conhecimento, contá-los, medi-los, somá-los, dividi-los e verificar os resultados das diferentes formas de organização que escolhemos para nossas atividades.É preciso que se perceba que a aquisição dos conhecimentos em matemática não se realiza apenas no espaço fechado da sala de aula. Muitas pessoas usam a matemática na vida cotidiana sem terem freqüentado a escola, e muitas vezes esta matemática é mais profunda do que se supõe.



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