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O texto – Um universo de possibilidades
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  Dizem os entendidos que a palavra texto tem como origem o termo latino texere, que significava tecer. Considerando este significado, podemos comparar o texto a um tecido: enquanto este é um emaranhado de fios entrelaçados que formam um todo, aquele é um emaranhado de palavras interligadas, que formam parágrafos interligados que expressam idéias também interligadas para formar um todo coeso e coerente (os conceitos de coesão e coerência serão abordados oportunamente). Assim, quando escrevemos um texto, devemos sempre manter uma visão do todo, para que ele cumpra o seu papel fundamental que é o de transmitir uma mensagem clara que possa ser entendida pelo nosso leitor. Quando lemos, os cuidados são parecidos.
A leitura não deve se limitar à simples decodificação. É verdade que cada palavra tem seus significados e que conhecê-los é fundamental para o entendimento de um texto. No entanto, é preciso também ter em mente que as palavras, quando inseridas em determinados contextos, ganham uma multiplicidade de significados que, para serem construídos, dependem de uma certa habilidade por parte do leitor. Isto só ocorre porque a combinação das palavras em parágrafos e, destes em um texto, permitem a construção de um universo que vai muito além da superfície textual.
Ao dizermos que o texto é um universo de possibilidades, não estamos cometendo nenhum exagero, pois é exatamente isto que acontece. Um universo se mostra a nossa frente e, para desvendá-lo, precisamos mobilizar alguns recursos que, muitas vezes, não conhecemos ou dos quais não nos lembramos. Tomemos como exemplo as figuras de linguagem que normalmente não fazem parte do nosso cabedal de conhecimento, seja porque não nos foi ensinado, seja porque não as internalizamos quando com elas tivemos contato.
Isto posto, eu proponho aqui a leitura e a interpretação de diferentes textos, considerando os mais variados aspectos (tipologia, época, contexto histórico, marcas textuais, entre outros), para a construção sólida de significados. É claro que a leitura e a interpretação de textos deveriam ser algo pessoal e que cada leitor deveria fazê-las sozinho. Mas é verdadeiro também que muitas pessoas não tiveram a chance de desenvolver tais competências na escola e, por isso, têm enorme dificuldade em fazê-lo. Acrescente-se ainda o fato de que os concursos, os vestibulares, enfim, as provas oficiais têm cada vez mais explorado as capacidades de ler e interpretar e que isto tem sido a grande barreira para muitos não só nas questões de Língua Portuguesa, mas também nas questões das outras disciplinas, inclusive das exatas. Assim, pretendo ajudar aqueles que não desenvolveram as competências da leitura e da interpretação a desenvolvê-las e contribuir com o aprimoramento daqueles que já as possuem.
Por favor, deixe seu comentário sobre este artigo e/ou dê sua sugestão sobre textos que você gostaria que fossem interpretados aqui.



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