Notas sobre a corporeidade
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A atual sociedade imprime ao corpo uma visão de uso e desfrute. Com o passar dos anos, aquela compreensão presente em algumas civilizações antigas, do corpo como mistério inviolável, ‘jardim fechado’, foi perdendo lugar pelo conceito moderno do corpo como objeto ‘aberto’, devassável, fragmentado. Compreensão agravada pelo tratar da economia capitalista e do mercado de órgãos. A primeira vê o corpo como força de trabalho, mercadoria; enquanto a segunda o estampa como valor de troca.
Partindo da compreensão integrada da corporeidade, o corpo que conjuga a dimensão biológica, sexual, sem dissociar-se do espírito, da mente (sexualidade e espiritualidade como co-habitantes e coexistentes num mesmo corpo, num mesmo ser), a reflexão que propomos ruma o corpo como referencial do ser humano com o mundo. É por meio do corpo que o ser humano existe e se relaciona com os demais. No corpo imprimem-se as marcas da existência, da cultura e da sociedade. Ele é o primeiro e mais natural instrumento do homem.
No campo teológico, podemos afirmar, por muito tempo o tema da corporeidade, por sua relação com a sexualidade, não encontrou expressão em debates e reflexões. Intimidadas por uma moral amedrontadora, as reflexões mantinham-se às margens do desinteresse. Atualmente, porém, este tema volta às rodas e denuncia sua urgência e relevância. Compreender o ser humano como categoria que integra sexualidade e espiritualidade, faz-se, além de urgente, necessário.
Diante disso, é de se perguntar sobre o sentido mesmo do corpo, da sexualidade, e de sua relação com a espiritualidade. A espiritualidade não se desliga da corporeidade: é no corpo que acontece a manifestação do espírito (cf. 1Cor 6,19); é com o corpo que nos relacionamos-comunicamos com o mundo, com os outros e com o próprio Deus, revelado num corpo (cf. Jo 1,1.14). O ser humano foi criado como ser sexuado, homem e mulher (cf. Gn 1,27), condição que o força à vivência de relação, de aproximação com o outro.
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