A variação da percepção ambiental em uma prática de compostagem
(Cláudio Loes)
A variação da percepção ambiental antes e após uma prática de compostagem permite verificar a validade da prática no que tange a Alfabetização Ecológica – “compreensão dos princípios de organização que os ecossistemas desenvolveram para manter a teia da vida” (CAPRA, 2005) – inserida no contexto amplo da Educação Ambiental. Educação esta que “possibilite a todas as espécies (inclusive a humana) a sua convivência e sobrevivência com dignidade” (REIGOTA, 2009). “As percepções são, ao mesmo tempo, traduções e reconstruções cerebrais com base em estímulos ou sinais captados e codificados pelos sentidos” (MORIN, 2000). A percepção ambiental é uma percepção específica relacionada com o Meio Ambiente, onde, “todo fazer é um conhecer e todo conhecer é um fazer” (MATURANA; VARELA, 2001). Os resultados foram obtidos a partir de pesquisa participante com um grupo de alunos do Ensino Fundamental (6ª Série) de colégio estadual do município de Francisco Beltrão, PR. A prática da compostagem; entremeada de leitura, criação de texto, atividade lúdica e sessão cinema; foi escolhida por permitir religar os alunos com os ciclos da natureza e dar um período de tempo suficiente para não viciar o levantamento da percepção ambiental. A percepção ambiental foi obtida a partir de cartões onde os alunos anotavam ideias, palavras ou frases relacionadas com palavras-chave propostas: Meio Ambiente, Ecologia e Natureza. Em seguida os cartões eram apresentados ao grupo para num processo dialógico consensual religarem com uma, duas ou as três palavras-chave propostas inicialmente. Os resultados da variação da percepção ambiental mostraram uma expressiva melhoria na linguagem, variação de 81% para vocábulos próprios. O uso das palavras-chave nos cartões não influenciou o grupo quando foram apresentados para serem por estes relacionados com as palavras-chave propostas inicialmente. Destacando-se o uso da palavra-chave “Natureza”, na segunda percepção ambiental, com 60% nos cartões individuais, enquanto que para os mesmos cartões o grupo só relacionou 5,26% deles com a mesma. A prática da compostagem desenvolveu nos alunos um interesse maior pelos processos naturais e busca de informações junto a professores e pais, comprovando sua eficácia para alfabetizar ecologicamente e ser um indutor de uma Educação Ambiental ampla e contínua. Assim, além dos resultados temos uma metodologia aplicável a outras práticas. Ao final da pesquisa, os próprios alunos pediram e foram atendidos até o presente momento, para continuar com a prática da compostagem e as outras atividades.
Palavras-chave em Português: Educação Ambiental, Alfabetização Ecológica, Percepção Ambiental, Compostagem, Resíduos Orgânicos Domiciliares
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