BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


"Oligopólio". Concorrência entre os poucos
()

Publicidade
Existem diferentes tipos de orientação para o mercado em diferentes áreas geográficas e para diferentes produtos ou verticais. Pode ser concorrência perfeita ou monopolística ou pode ser um duopólio. Mas na realidade, provavelmente, a natureza mais importantes e comuns da concorrência e da estrutura do mercado é "Oligopólio"... também pode ser definida como "competição entre poucos".
Definindo vagamente, oligopólio é um bom exemplo de concorrência imperfeita. Diz-se que a prevalecer, uma vez que existem poucas empresas ou vendedores no mercado, vender ou produzir o mesmo tipo de linha de produtos. Embora não haja limite para descrever poucos e muitos, mas podemos considerar o número de empresas em uma situação de oligopólio entre 2-10. Pela natureza do produto, oligopólio pode ser de dois tipos, pura de oligopólio, onde os vendedores vendem tipo quase semelhante de produto diferenciado e de oligopólio, onde as empresas estão na mesma linha de negócio, mas os produtos não são absolutamente homogéneos. Em um oligopólio, algumas características do mercado emocionante e características são identificados, os quais não estão presentes nas formas do mercado. A seguir estão algumas delas:
A. Interdependência: A característica mais importante de oligopólio é a interdependência na tomada de decisões das empresas no mercado. Isso porque, quando o número de concorrentes é pequeno, qualquer mudança na produção, preço ou características do produto, etc por uma empresa provoca efeitos directos sobre a fortuna de seus rivais, que voltará a alterar as políticas de negócios de outras empresas. Portanto, é um facto que em situação de oligopólio de mercado, a demanda de mercado não é a única força que pode causar preço do produto ou mudança de embalagem, mas também a concorrência predatória que uma empresa enfrenta a partir de seus rivais. Isto prova que a interdependência é um factor muito importante para determinar a solução para a fixação de preços na produção.
B. Importância da propaganda e do custo de venda: Um efeito directo de interdependência dos oligopolistas é que as diferentes empresas que empregam várias armas de marketing agressivas e defensivas para ganhar uma fatia maior no mercado ou para evitar uma queda nessa partilha. De acordo com Prof.Baumol, "... é somente sob oligopólio que a publicidade se torna plenamente ele próprio".
C. Grupo Comportamento: Outra característica importante do oligopólio é que, para sua análise solução adequada do comportamento de grupo é importante. Teorias da concorrência perfeita, monopólio ou de concorrência monopolística não representam um problema difícil de fazer suposições sobre o comportamento humano adequado. Em caso de concorrência perfeita ou de concorrência monopolística, as empresas correm atrás de maximização de lucros e entre o grande número de empresas no mercado não há absolutamente nenhum espaço de interdependência. Novamente no monopólio, teorias lidar com um único indivíduo, e é conveniente considerar que não existe qualquer tipo de interdependência.



Resumos Relacionados


- Mercado In: Economia - Conceitos

- Regimes De Mercado: Oligopólio & Oligopsônio

- Preços E Mercados(continuaçao)

- Preços E Mercados(lei Da Oferta E Da Procura/ Mercados)

- Regimes De Mercado: A Concorrência Perfeita



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia