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Vida e Obra de Mário de Andrade
(David maxsuel Lima)

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BIOGRAFIA DE MÁRIO DE ANDRADE (1893-1945)
 
         Natural de São Paulo, Mário Raul de Morais Andrade nasceu em 1893. Formou-se no Conservatório Dramático e Musical, lecionando posteriormente História da Música. Labutou como professor de piano, jornalista e funcionário público. No ano de 1934, entrou para o Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, saindo em 1937. Em 1938 viajou para o Rio de Janeiro. Trabalhou como critico literário, professor de Estética na Universidade do Distrito Federal e deu sua contribuição na Enciclopédia Brasileira do Ministério da Educação. Voltou a São Paulo em 1940, onde foi funcionário do Serviço do Patrimônio Histórico, vindo a falecer em 1945.
         Sua paixão pela literatura era dividida com a música da qual era amante e estudioso, com as artes plásticas e com o folclore brasileiro. Seu desejo era construir os alicerces de uma cultura verdadeiramente nacional.
         Seu caráter revolucionário na poesia é visto a partir do livro Paulicéia Desvairada, onde se rompe com todas as estruturas ligadas ao passado. Em toda sua obra, Mário de Andrade lutou por uma língua brasileira, que estivesse mais próxima ao falar do povo, sendo comum iniciar frases com pronomes oblíquos e empregar as formas “si” ”quasi” ”guspe” em vez de se, quase, cuspe.
         O autor deu grande importância ao brasileirismo e ao folclore que tiveram máxima importância para o poeta, atestados nos livros Clã do Jabuti e Remate de Males. Suas poesias, contos e romances revestem-se de uma nítida critica social, tendo como alvo a alta burguesia e a aristocracia, o que contribuiu, em parte, para tornar Mário de Andrade o maior nome do Modernismo brasileiro.
         Escreveu poesia: Há Uma Gota de Sangue em Cada Poema (1917); Paulicéia Desvairada (1922); Losango Cáqui (1926); Clã de Jabuti (1927); Remate de Males (1930); Poesias (1941); Lira Paulistana (1946; ficção: Amar, Verbo Intransitivo (1927); Macunaíma (1928); Contos Novos (1946); ensaio: A Escrava que não é Isaura (1925); o Empalhador de Passarinho  (1944); crônica: Os Filhos de Candinha (1943; musicologia e folclore; História da Arte; cartas.



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