A DIVINA COMÉDIA
(DANTE ALIGHIERI)
Dante Alighieri nasceu em Florença em maio/1265. Em 1300 ocupava a suprema magistratura de Florença, graças a sua capacidade. Era da facção ou partido dos Brancos e os Pretos conseguiram que o Papa o destituísse. Exilado faleceu em 14/setembro/1321 em Ravena. Seus poemas expressam sua paixão pelo primeiro amor, Beatriz, inclusive A DIVINA COMÉDIA. No original era apenas "COMÉDIA", avisando que era uma alegoria. Críticos consideram que este poema jamais poderá ser superado. Com a aprovação da crítica religiosa, recebeu o adjetivo DIVINA. Está dividido em 3 partes - INFERNO, PURGATÓRIO, PARAISO. Inferno, em 34 Cantos, Dante perdido em uma selva onde uma pantera, um Leão e uma Loba o obrigam a ficar na selva. Surge o poeta Virgílio mandado por Beatriz para tirá-lo dali para ver o Inferno e Purgatório, de onde Beatriz o conduzirá pelo Paraiso. No Canto III já está à frente do Caronte, barqueiro que o levará ao Inferno e desmaia; no IV entra no Limbo, no V passa por Minos que julga e determina a pena; no VI fala do 3o. círculo onde se punem os gulosos; depois Plutão punindo os avarentos e pródigos; no 5o.círculo estão os irascíveis, chegando no canto X aonde estão os governantes herejes; seguem os violentos, os fraudadores, os usurários; Centauros em lago de sangue estão punindo sob a guarda do Minotauro outros tipos de violentos no canto XII; fala dos suicidas no XIII; areia ardente em chamas pune em XIV os violentos contra Deus e em XV os violentos contra a natureza; sodomitas em XVI; maliciosos, alcoviteiros, aduladores, em meio de esterco; simoníacos enterrados de cabeça pra baixo (canto XIX); pixe fervendo pune os trapaceiros em serviços públicos; no canto XXIV ladrões são picados por serpentes horríveis; maus conselheiros, os que produzem cismas, falsários punidos por sede terrível (canto XXX); traidores no canto XXXII, desde Caim até Judas, sob as torturas de Lúcifer, saindo do Inferno no canto XXXIV. PURGATÓRIO - Até o canto IV, Dante com Virgílio estão subindo ao Monte onde se purgam os pecados que serão redimidos, começando com os preguiçosos que se converteram na última hora... Canto VI, sofreram morte violenta, canto VII grandes figuras que só no fim da vida se arrependeram de erros; no canto X os soberbos estão sob o peso de grandes pedras; Invejosos, no canto XIII têm os olhos costurados por arame; Iracundos, preguiçosos, avarentos debruçados no chão, canto XIX; prodigalidade, intemperança, luxúria, até o canto XXVI e saída do Purgatório ao Paraiso no canto XXVII. Beatriz vem recebê-lo e o recrimina no canto XXXI, concluindo no canto XXXIII com um banho no rio Eunoé para entrar no Paraiso. O PARAISO é descrito segundo as teorias de Ptolomeu com 9 esferas concêntricas sendo a oitava a das estrelas fixas, além da qual esfera se estende a nona como primeiro móvel e o Empíreo como eterno e sem limites. No canto III diz que na Lua estão as almas que faltaram em algum voto religioso... Em Mercúrio os que tiveram vida digna e buscaram fama imortal... Canto VIII - Vênus é a esfera dos que tinham propensões amorosas... No Sol estão os doutos em teologia... Canto X; até o canto XIV elogia os sábios que explicaram a salvação e aí estão em Marte, esfera dos que defenderam com armas a religião cristã... No canto XVIII estão já em Júpiter, esfera dos que governaram com justiça e vai com o julgamento dos que conheceram a lei de Cristo, para passar no canto XXI para Saturno, onde estão os que se dedicaram à contemplação; Em XXII chegam às estrelas fixas, e prosseguem o encontro com a coroação de Maria mãe de Cristo em XXIII, São Pedro, S. Tiago, S. João Evangelista, desfilam e explicam inclusive a caridade e no canto XXVII elevam-se à esfera do Primeiro Móvel, contemplam no canto XXVIII nove círculos de luz ao redor de um ponto brilhantíssimo. No canto XXIX censura os que vendem indulgências. No canto XXXIII vê um tríplice círculo da Trindade Divina. E os versos que usa Dante para falar desse êxtase, ele os gasta quase só para dizer que não é possível transmitir aquilo que não possui palavras que o possam traduzir. Faz juz ao dito de Jesus Cristo - "Nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu e jamais passou pela mente de nenhum homem". NOSSA CRÍTICA - Todos lembram da frase que ele diz estar na porta do Inferno -"Que percam a esperança os que aqui entram", mas não fica nenhuma expressão do poema sobre o Paraiso que possa ilustrar algo significativo que ultrapasse o entendimento que ficou nas palavras que nunca passarão. E já está na Comédia de Dante que nossa visão e concepção da realidade é uma ilusão onde invertemos os conceitos de modo a ver o Ser Inominável, infinito, essência de tudo como o ponto central, quando na Realidade toda realidade material é o pontinho sem dimensões circundado pela infinitude do que ele chama de Empíreo.Vejam as conclusões no BLOG de 30.11.2010.
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