7 Ameaças à Saúde da Pele
(Rosana Ferreira)
Veja a seguir quais são as 7 ameaças à saúde da pele e como evitá-las:
Alimentação está em 1º. lugar - O segredo para manter um corpo saudável e uma pele jovem e radiante é fazer uma dieta com antirradicais livres, retirarando das refeições todas as formas de açúcares refinados, alimentos processados, massas, pães, pastelaria, assados, lanches e alimentos muito tostados ou queimados. O corpo necessita de proteínas de alta qualidade para seu bom funcionamento (peixes, ostras, frango, ovos, iogurte, kefir e tofu), de carboidratos de baixo índice glicêmico (frutas e verduras frescas, grãos integrais e legumes) e de gorduras saudáveis (salmão, açaí, abacate, azeite de oliva extravirgem, nozes e sementes).
Em 2º. lugar vem a ação do Sol - Marcella Delcourt explica que a radiação ultravioleta é o principal fator ambiental que provoca o envelhecimento da pele, além de gerar radicais livres e reduzir o nível de colágeno na pele. Para amenizar seus efeitos, o ideal é limitar a exposição ao sol a 20 ou 30 minutos diários e usar um filtro solar com fator UVA/UVB e chapéus ou bonés.
Em 3º. Estresse - O estresse é o mal da vida moderna, já que sua forma permanente e crônica pode levar a uma infinidade de problemas de saúde e também ao envelhecimento precoce. Quem vive estressado, a dermatologista recomenda tomar uma atitude a fim de prevenir ou aliviar seus efeitos. Uma dica é utilizar técnicas de relaxamento com profissionais especializados.
Fumo, está em 4º. lugar - O consumo de cigarros esgota o estoque de oxigênio e nutrientes vitais da pele, como as vitaminas A e C, essenciais para manter a pele jovem, hidratada e cheia de vida. E mais: o fumo envelhece entre 10 a 20 anos à idade natural de uma pessoa, acelera o processo de diminuição do colágeno, resseca e enruga a pele.
Em 5º. lugar o Álcool - Marcella Delcourt explica que a desidratação induzida pela ingestão de álcool torna a pele mais propensa a linhas finas e rugas, poros abertos, descoloração, flacidez, menos elasticidade e rompimento de vasinhos no rosto. É bom diminuir ao máximo ou cortar o seu uso.
Em 6º. lugar, Noites mal dormidas - Quando se priva do sono, a pele fica pálida, inchada e enrugada. Além disso, a falta de sono impede a liberação do hormônio da juventude, o GH, que acontece durante a noite. "O sono é muito importante para que as células se autorregenerem e proporcionem uma pele mais macia e radiante, além de evitar inchaço nas áreas dos olhos".
Em 7º. e último lugar, Vida sedentária - Além de todos os benefícios que faz para a saúde de modo geral, a atividade física pode contribuir para uma pele mais saudável. "Qualquer tipo de exercício tem um efeito poderoso, positivo e anti-inflamatório sobre todas as células, garantindo também uma pele bonita, com colágeno mais saudável e em maior quantidade", afirma a dermatologista.
"A interação e a sinergia entre alimentação, estilo de vida, saúde, bem-estar e longevidade são determinantes para definir se a pessoa vai envelhecer bem ou mal", afirma a dermatologista Marcella Delcourt, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, de São Paulo.
Resumos Relacionados
- O Preço De Uma Pele Bronzeada
- O Que Comer Para Ter Uma Pele Melhor
- A Beleza Dos 20 Aos 60 Anos
- Pele Saudável Com Boa Nutrição
- Vitalidade Na Pele
|
|